Oliveira, Jorge, orient.Serrão, Paula Cristina Pereira2016-09-292016-09-292014http://hdl.handle.net/10437/7324Orientação: Jorge OliveiraO presente trabalho apresenta como principal objetivo estudar uma bateria de avaliação para a infância, emanada pelo Instituto Português da Solidariedade e Segurança Social no âmbito da Gestão da Qualidade em Creche, e as suas características psicométricas enquanto Bateria de Avaliação do Desenvolvimento na Primeira Infância. O instrumento em questão encontra-se atualmente em aplicação na creche do Centro de Bem Estar Social de Foros de Salvaterra, concelho de Salvaterra de Magos, onde a sua aplicação foi alargada também ao jardim-de-infância, através da adaptação realizada pela equipa pedagógica em funções no ano letivo 2008/2009. Este trabalho incide sobre o Perfil de Desenvolvimento dos dezoito aos trinta e cinco meses. Esta medida aplica-se a crianças dos quatro aos trinta e cinco meses, na qual os resultados são calculados tendo por base duas fontes de informação, a observação direta do comportamento da criança nas suas atividades diárias em contexto institucional, e a opinião dos pais ou do adulto responsável pela criança, em reunião individual com a educadora. A medida apresenta adequação na avaliação das dimensões Pessoal e Social, Aprendizagem e Competências Motoras; para os comportamentos de Segurança e Saúde não apresenta consistência interna. É sugerido que a avaliação destes comportamentos apresente aspetos que se sobrepõem às dimensões anteriores, o que pode invalidar a avaliação de comportamentos de saúde e segurança com este instrumento.This work reports a study of an assessment battery for children, developed by the Instituto Português da Solidariedade e Segurança Social as part of Quality Management Process, aimed at assessing the psychometric characteristics of the Assessment Battery of Early Childhood Development. This instrument is currently in application in the day care centre for children of Foros de Salvaterra de Magos where its application was also extended to the kids’ garden, through the adaptation of the teaching team in the academic year 2008/2009. This study focuses on the development profile between eighteen and thirty-five months. This measure was developed to assess children from four months to thirty five months of age, in which the results are calculated based on two sources of information, from the direct observation of children's behavior in their daily activities at the institution and the opinions of the parents or the adult responsible for the child, in an individual meetings with the technician. This measure was adequate in terms internal consistency for the dimensions of Social and Personal, Learning and Motor Skills; but not for behaviors describing Safety and Health. It is suggested that an assessment of these skills overlaps with previous ones, precluding an effective assessment of safety and health behaviors with this measure.application/pdfporclosedAccessMESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADAPSICOLOGIANEUROLOGIAPRIMEIRA INFÂNCIAPSYCHOLOGYNEUROLOGYEARLY CHILDHOODDesenvolvimento na primeira infância: análise de uma medida de avaliaçãomasterThesis201208229