Carita, Ana, orient.Oliveira, Márcia Carina Pedro Mota2014-07-292014-07-292014http://hdl.handle.net/10437/5412Orientação: Ana Carita ; co-orientação: Rosa Serradas DuarteO presente trabalho resultou de um projeto de intervenção, próximo do modelo de investigação-ação, realizado no âmbito do curso de 2º ciclo de Ciências de Educação, Ensino Especial-Domínio Cognitivo e Motor, do IE da ULHT. O projeto teve como finalidade potenciar a inclusão escolar e social de dois adolescentes com Trissomia 21, alunos de duas turmas, de 8º e 9º ano, de uma escola básica de 2º e 3ºciclos do Ribatejo, que se encontravam numa situação próxima da transição para a vida ativa. Como estratégia geral, apostou-se na criação de um clube, aberto à participação de todos os alunos daquelas turmas. Em termos gerais, visou-se (1) desenvolver o currículo dos alunos com necessidades educativas especiais nos domínios da comunicação, funcionalidade, autonomia e socialização; (2) promover o enriquecimento curricular de todos os participantes no domínio da cidadania. A intervenção no domínio da cidadania, enquanto potenciadora de inclusão, apostou, essencialmente, por um lado, na promoção do reconhecimento pró-ativo do direito de todos à inclusão escolar e social e, por outro, na tomada de consciência de deveres para com o ambiente. Acresce que a Educação Ambiental surgiu também como contexto de interdisciplinaridade entre o reforço do currículo dos alunos com NEE e as atividades práticas desenvolvidas no clube, mais focadas nas questões do ambiente, de modo a tornar mais significativas e alcançáveis as aprendizagens pretendidas. A literatura relacionada com os temas da inclusão, do currículo, da transição para a vida ativa e da cidadania foi referência e suporte essencial no desenho e execução da intervenção. Registaram-se progressos nos diferentes domínios de intervenção, em especial na socialização entre os alunos e entre estes e as comunidades educativa e local, e no desenvolvimento de novas aprendizagens e competências, relativas ao ambiente, à motricidade fina, ou o ao tempo de empenhamento nas tarefas que implicavam melhoria da funcionalidade. Também em articulação com a intervenção os próprios contextos, quer escolar, quer comunitário, se tornaram eles próprios mais inclusivos.This is the present work of an intervention project, close to the model of action research, conducted within the course of the second cycle of Sciences of Education, Special Education - Cognitive and Motor Domain at the Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. The project aimed to potentiate the inclusion of two teenagers with Trisomy 21, students from two classes of 8th and 9th grade, a Primary/Secondary School of Ribatejo, who were near of a transition to an active life. As general strategy, there was the creation of a school club, open to all students of those classes. Generally, the main aim (1) was to develop the curriculum for pupils with Special Educational Needs in the fields of communication, functionality, autonomy and socialization; (2) to promote the enrichment of the curriculum for all students in the concerning citizenship. The intervention as an inclusion enhancer in the concerning citizenship, waged essentially, on the one hand, in the promotion of the proactive recognition of the right to a social and scholar inclusion to all, on the other hand, taking awareness to the duties towards the environment. To enlarge the environmental education also emerged as a context of interdisciplinary between the areas of curriculum development with SEN and the practical activities undertaken by the club, more focused in the environment questions, on the way to turn the pretended apprenticeship more significant and reachable. The literature related to the themes of inclusion, curriculum, transition to working life and citizenship was an essential reference and support in the design and implementation of the intervention. Development in the different intervention domain, specially in the socialization, between students and between students and the local educational community, and the development of new apprenticeships and competences, related to environment to thin motor skills or to the time commitment on the tasks that implied functionality improvement also in articulation with the intervention the peculiar contexts either scholar on community, become themselves more inclusives.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCATIONEDUCAÇÃO ESPECIALSPECIAL EDUCATIONINCLUSÃO ESCOLARSCHOOL INCLUSIONTRISSOMIA 21TRISOMY 21MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORInclusão e cidadania : um clube de educação ambiental de alunos de 3º ciclomasterThesis201255588