Torres, Carlos Alberto2005Torres, C A 2005, 'Conhecimento especializado, apoios externos e reforma educativa na época do neoliberalismo : um enfoque no Banco Mundial e na questão das responsabilidades morais na reforma educacional no Terceiro Mundo', Revista Lusófona de Educação, vol. 5, no. 5, pp. 15-36.1646-401XEste ensaio discute as implicações do conhecimento especializado nas reformas educacionais de países do Terceiro Mundo. Centrando-se nas orientações adoptadas pelo Banco Mundial, que submete a uma impiedosa análise crítica, o autor debruça-se sobre as possibilidades de construir um outro quadro de cooperação e de assistência técnica que não se sujeite às regras do positivismo ideológico e da racionalidade instrumental, hegemónicas nas organizações internacionais de natureza intergovernamental.This article discusses the implications of expert knowledge in the educational reforms of the Third World Countries. It focuses on the orientations adopted by the World Bank, which the author analyses critically and mercilessly. Torres analyses the possibilities of building a new pattern of cooperation and technical assistance which wouldn’t be subject to the rules of ideological positivism and of the instrumental rationality, due to the fact that the hegemony in international organizations of intergovernmental nature still persists.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃONEOLIBERALISMOTERCEIRO MUNDOREFORMAS EDUCATIVASEDUCATIONNEOLIBERALISMTHIRD WORLDEDUCATION REFORMSConhecimento especializado, apoios externos e reforma educativa na época do neoliberalismo : um enfoque no Banco Mundial e na questão das responsabilidades morais na reforma educacional no Terceiro MundoExpert knowledge, external support and educational reform in the neo-liberal agefocus on World Bank and the issue of moral responsibilities in the Third World educational reformarticle