Pinto, SusanaSá, Maria Helena Araújo e2020-07-022020-07-0220201646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/10282Revista Lusófona de EducaçãoEste artigo foca um estudo com universidades públicas portuguesas com o objetivo de identificar e discutir crenças de responsáveis institucionais sobre: (i) o ensino e aprendizagem de línguas no ES; (ii) a utilização das línguas na investigação científica; (iii) o desenvolvimento de políticas linguísticas institucionais de educação e de investigação. Atores institucionais responsáveis pelas estratégias pedagógicas e pelas atividades de investigação em oito universidades públicas portuguesas responderam a um inquérito por questionário e participaram em entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam tendências comuns nas universidades e apontam para uma tensão entre, por um lado, a existência de práticas institucionais que se enquadram em políticas linguísticas de formação e de investigação apoiadas na quase exclusiva utilização da língua inglesa e, por outro lado, a valorização da diversificação do ensino-aprendizagem de línguas no ensino superior e a necessidade de uma ciência mais plurilingue que privilegie o português como língua de ciência. Os resultados permitem delinear um conjunto de linhas de reflexão-ação dirigidas às instituições de ensino superior portuguesas, visando o desenvolvimento de políticas linguísticas institucionais multilingues. Palavras-chave: universidades públicas portuguesas; políticas linguísticas educativas; políticas linguísticas de investigação.This paper reports on a study that looked at Portuguese public universities setting out to identify and discuss institutional stakeholders’ beliefs concerning: (i) language teaching and learning in HE; (ii) the use of languages in scientific research; (iii) the development of institutional language education policies and language policies within scientific research. Institutional stakeholders responsible for pedagogical strategies and for research activities at eight Portuguese public universities completed a questionnaire and participated in in-depth interviews. The findings indicate there are common tendencies regarding beliefs that point, mainly, to a tension between, on one hand, the existence of reported practices that centre on “English-mainly” education and research language policies and, on the other hand, the valorisation of a diversified language teaching and learning in higher education and the need for a more plurilingual science that privileges Portuguese as a science language. The results allow outlining a set of reflectionaction lines addressed at Portuguese HEI, aiming at the development of multilingual institutional language policies. Keywords: Portuguese public universities; language education policies; research language policies.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORLINGUÍSTICAINVESTIGAÇÃO CIENTÍFICAEDUCATIONHIGHER EDUCATIONLINGUISTICSSCIENTIFIC RESEARCHPolíticas linguísticas de formação e de investigação em universidades públicas portuguesas : das tensões a eixos de reflexão-açãoarticle