Farias, Renata SantosMarques, AnaPereira, RaquelAgostinho, CarolinaSilva, RaquelOliveira, Cátia2025-08-202025-08-202024Farias, R S, Marques, A, Pereira, R, Agostinho, C, Silva, R & Oliveira, C 2024, 'O papel do mindfulness e da autocompaixão nos níveis de stresse e de bem-estar dos estudantes universitários : um estudo preliminar', Sensos-e, vol. 11, no. 2, pp. 45-56. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i2.5431http://hdl.handle.net/10437/15510A entrada no Ensino Superior caracteriza-se por ser uma das fases de vida com altos níveis de stresse, com impacto na sua saúde mental. A promoção do mindfulness e autocompaixão tem demonstrado resultados positivos na regulação de dificuldades psicológicas, do stresse crónico e dos níveis de bem-estar. O presente estudo pretendeu explorar o papel do mindfulness e da autocompaixão nos níveis de stresse e de bem-estar nos estudantes universitários. A amostra foi constituída por 27 estudantes da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto, com uma idade média de 24 anos, sendo 89% do sexo feminino. Os participantes responderam a um conjunto de questionários online. Relativamente ao bem-estar, foram encontradas correlações positivas significativas com os fatores de isolamento reduzido (p < .001), a sobre-identificação (p < .001) e o não julgar (p < .05). Estes três fatores explicaram cerca de 47,4% da variabilidade do bem-estar. Relativamente ao stresse, os preditores não reagir, observar e autocriticismo reduzido explicaram 39,5% do variável critério. O auto criticismo reduzido (p <.05) e o não reagir (p <.05) emergiram como preditores significativos. Os resultados apontam para a relação e contribuição de diferentes dimensões do mindfulness e da autocompaixão para os níveis de stresse e bem-estar de programas baseados no mindfulness.Entering Higher Education is characterized by being one of the stages of life with high stress levels, impacting your mental health. Promoting mindfulness and self-compassion has been shown to have positive results in regulating psychological difficulties, chronic stress, and levels of well-being. The present study aimed to explore the role of mindfulness and self-compassion in stress levels and well-being in college students. The sample consisted of 27 students from Universidade Lusófona –Centro Universitário do Porto with an average age of 24, and 89% were female. Participants receive a set of online questionnaires. Regarding well-being, significant positive correlations were found with the factors of reduced isolation (p< .001), over-identification (p< .001) and non-judgment (p< .05). These three factors explained about 47.4% of the variability in well-being. Regarding stress, the predictors of not reacting, observing and reduced self-criticism explained 39.5% of the criterion variable. Reduced self-criticism (p<.05) and non-reaction (p<.05) emerged as significant predictors. The results point to the relationship and contribution of different dimensions of mindfulness and self-compassion to the levels of stress and well-being of mindfulness-based programs.application/pdfporopenAccessPSICOLOGIAMINDFULNESSAUTOCOMPAIXÃOSTRESSBEM-ESTARESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSPSYCHOLOGYMINDFULNESSSELF-COMPASSIONSTRESSWELL-BEINGCOLLEGE STUDENTSO papel do mindfulness e da autocompaixão nos níveis de stresse e de bem-estar dos estudantes universitários : um estudo preliminararticlehttps://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i2.5431