Passeggi, MariaNascimento, GilcileneOliveira, Roberta de2016Passeggi, M, Nascimento, G & Oliveira, R D 2016, 'As narrativas autobiográficas como fonte e método de pesquisa qualitativa em Educação', Revista Lusófona de Educação, vol. 33, no. 33, pp. 111 - 125.1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoApresentamos reflexões sobre as narrativas autobiográficas como fonte e método de investigação científica privilegiados para a pesquisa qualitativa em Educação. Situamo-nos na perspectiva da Pesquisa (Auto)biográfica e da Psicologia Cultural para discutir procedimentos por nós utilizados em pesquisas financiadas pelo CNPq, realizadas e em andamento, em diversos contextos educacionais. O eixo comum entre elas são os sentidos elaborados, narrativamente, por crianças sobre suas experiências na escola e por professoras sobre suas experiências em classes hospitalares. Focalizaremos dois desses procedimentos: as rodas de conversa com crianças e as entrevistas narrativas autobiográficas com as professoras em ambiente hospitalar. Procuraremos evidenciar os aportes do uso das narrativas autobiográficas (orais) com relação ao rigor da ética na pesquisa qualitativa e como forma de propiciar melhores condições de reflexão na recolha das narrativas que constituirão os dados da pesquisa. Os resultados vão no sentido do reconhecimento da palavra da criança e do adulto como sujeitos de direitos, capazes de narrar e refletir sobre suas próprias experiências e de contribuírem para os avanços teóricos e metodológico da pesquisa qualitativa em Educação.This study presents reflections on autobiographical narratives as a source and method of research ideal for qualitative research in Education. Our perspective is situated in (Auto)biographical Research and Cultural Psychology to discuss procedures we use in studies in a variety of educational contexts, which have already been completed or are in progress, and were, or are being, funded by CNPq. The common axis among them is the set of meanings developed through childrens’ narratives about their experiences in school and teachers’ narratives about their hospital classes. We focus here on two of these procedures: open discussions with children, and autobiographical narrative interviews with teachers in their hospital setting. We aim to show evidence of the contributions the use of oral, autobiographical narratives make in relation to ethical rigor in qualitative research, and as a way of providing better conditions for reflection on the collection of narratives that will comprise the research data. The results point to a recognition of the words of the children and adults, participating in the research, as subjects with rights, capable of narrating and reflecting on their own experiences, and to contribute to theoretical and methodological advances in qualitative research in Education.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOMETODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃOBIOGRAFIASAUTOBIOGRAFIASINVESTIGAÇÃO QUALITATIVAINFÂNCIAEDUCATIONRESEARCH METHODOLOGIESBIOGRAPHIESAUTOBIOGRAPHIESQUALITATIVE RESEARCHCHILDHOODAs narrativas autobiográficas como fonte e método de pesquisa qualitativa em Educaçãoarticlehttps://www.scopus.com/pages/publications/85006759549