Prestes, Emília Maria da TrindadeVéras, Roberto2012-03-132012-03-1320091646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/1770Revista Lusófona de EducaçãoEste artigo trata das relações entre educação, qualificação profissional, trabalho e políticas públicas, entendidas como um assunto contemporâneo e polêmico. A sua primeira parte revisa o assunto através de um levantamento da literatura internacional, contemplada em diferentes abordagens e autores. A que segue, sistematiza o tema no cenário da realidade brasileira, nas pesquisas e publicações constantes nas áreas da educação e das ciências sociais. A última, comenta as políticas públicas de educação e qualificação implementadas no Brasil a partir dos anos 50/1950, detendo-se no momento atual. Entende-se o assunto, na contemporaneidade, como parte de um debate público tensionado pelas novas exigências internacionais e do mercado local e globalizado e pelas crises, mudanças e conquistas sociais e políticas nacionais visibilizadas a partir da década de 1980.This paper focus on the relationships among education, professional qualification, work and public policies, as a current polemical issue. The first section is a review of international literature based on different perspectives and authors. The following section elaborates on the issue within the Brazilian context, considering research in education and social sciences. The final section comments on public policies for education and professional qualification implemented in Brazil from the 1950s until today. Currently the issue is understood as part of a public debate pressed by new international, global and local markets’ demands, as well as by crisis, changes, social advances, and national policies, which were evident since the 1980s.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOPOLÍTICA EDUCATIVAEDUCATIONEDUCATIONAL POLICYQUALIFICAÇÃO PROFISSIONALPROFESSIONAL QUALIFICATIONBRASILBRAZILEducação, qualificação, trabalho e políticas públicas : campos em disputasarticle