Vale, AnaMouraz, AnaTavares, JoséCunha, Maria Isabel daNeto, Alexandre ShigunovFortunato, Ivan2019Vale, A & Mouraz, A 2019, Os debates como estratégia de trabalho curricular participado dos estudantes no ensino superior : cumprindo o desígnio da coesão social e da inclusão. in J Tavares, M I D Cunha, A S Neto & I Fortunato (eds), Docência no ensino superior : experiências no Brasil, Portugal e Espanha. Edições Hipótese, pp. 184- 216.Vale, A. & Mouraz, A. (2019). Os debates como estratégia de trabalho curricular participado dos estudantes no ensino superior - cumprindo o desígnio da coesão social e da inclusão. In J. Tavares, M. I. Cunha, A. S. Neto & I. Fortunato (Org.). Docência no ensino superior: experiências no Brasil, Portugal e Espanha (pp. 184-216). Edições Hipótese.Os debates são um exemplo de estratégia pedagógica que implica uma maior participação dos estudantes, porque supõe que estes são elementos ativos e críticos na aquisição do saber que a Universidade lhes propõe. Produzir saber sobre as formas de melhor implementar e assegurar a qualidade científica dos debates, pensados como estratégia pedagógica, no quadro da finalidade social e democrática do Ensino Superior, é o propósito deste capítulo.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORDEBATESESTRATÉGIAS PEDAGÓGICASMETODOLOGIASEDUCATIONHIGHER EDUCATIONPEDAGOGICAL STRATEGIESMETHODOLOGIESOs debates como estratégia de trabalho curricular participado dos estudantes no ensino superior : cumprindo o desígnio da coesão social e da inclusãobookPart