Gardou, Charles2009Gardou , C 2009 , ' As situações de deficiência no processo de escolarização : quais os grandes desafios da Europa? ' , Revista Lusófona de Educação , no. 14 , pp. 29 - 43 .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoEste texto inventaria os grandes desafios da escolarização dos alunos em situação de deficiência, em França e na Europa, nos domínios do direito, dos media, dos conceitos, das estruturas, dos meios de acompanhamento, dos percursos escolares, dos cursos universitários e da formação de professores. Em cada um dos campos, formula o problema e faz uma proposta de acção. O ponto comum de todas as propostas é apoiar-se na ideia de continuum de acção e de pensamento, em oposição à ruptura e fragmentação, para responder ao continuum de diversidade dos alunos ao qual a Escola, aqui e lá, tem hoje de responder.This paper identifies the major issues, in France and Europe, on the education of students with disabilities in concerning law, media, concepts, structures, means of support, school curricula, university degree and teacher training. In each of these fields, the problem is formulated and the corresponding proposal for action is made. The common point in all proposals is based on the idea of a continuum of thought and action, as opposed to the breaking and fragmentation, in order to address the continuum of diversity of students to whom the school, here and there, now has to take a stand.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISINCLUSÃO ESCOLARESCOLARIZAÇÃOFORMAÇÃO DE PROFESSORESEUROPAFRANÇAEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSCHOOL INCLUSIONSCHOOLINGTEACHERS EDUCATIONEUROPEFRANCESDG 10 - Reduced InequalitiesAs situações de deficiência no processo de escolarização : quais os grandes desafios da Europa?The situations of disability in the schooling process: What major issues in Europe?articlehttps://www.scopus.com/record/display.uri?eid=2-s2.0-77953521598&origin=inward