Costa, Sacramento2017-06-052017-06-052015ISSN 1647-1989http://hdl.handle.net/10437/7998Esta investigação tem como objetivo identificar o perfil do estudante e as condições de envolvimento com a escola e desta com o estudante conducentes ao sucesso na conclusão do grau de mestre. Baseia-se na revisão da literatura sobre esta problemática de natureza multidimensional. Foi construído um modelo de análise tridimensional de estudantes inscritos em mestrado, aplicado a uma população de 486 estudantes. Nesta parte II do estudo foi estabelecido o perfil do estudante que teve ou está a trabalhar na convicção de ter sucesso. O Modelo de Sucesso Tridimensional MST cujas três – o background do estudante, a sua condição sociocultural e económica e a relação com o mestrado na fase da dissertação -originou três hipóteses que em conjunto explicariam o sucesso dos estudantes na obtenção do grau. Verificou-se que nenhuma das duas primeiras dimensões é explicativa do sucesso e que o essencial do sucesso se joga na relação com o mestrado, nas fases de tema, problemática, aspetos metodológicos e no suporte e enquadramento pelo contexto de investigação experimentado pelos estudantes. application/pdfporopenAccessSUCESSO ESCOLARSCHOOL SUCCESSMESTRADOSMASTER'S ENSINO SUPERIORHIGHER EDUCATIONComo ter sucesso na realização do mestrado: um modelo tridimensional de medição das condições para o sucessoarticle