Souza, Dalva Soares Gomes deArão, Lilian Aparecida2009Souza, D S G D & Arão, L A 2009, 'A contribuição da linguística no ensino da língua portuguesa no Brasil', Babilónia : Revista Lusófona de Línguas, Culturas e Tradução, no. 6/7, pp. 37-78.1646-3730http://hdl.handle.net/10437/2085A Lingüística coaduna com as mudanças do mundo globalizado. No Brasil, embora a diversidade de problemas sociais dificulte o progresso do ensino na escola, a Lingüística tem contribuído muito. Ao lado de tendências contraditórias, ela redireciona o processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, viabilizando-o e tornando-o mais interessante e rápido. As leis educacionais do país têm feito correções para adequar, cada vez mais, a escola à realidade discente, desde as técnicas mais contextualizadas com a observação e análise dos teóricos da área até a organização curricular dos cursos de licenciatura. Há grande preocupação com a indicação de livros didáticos para adoção, atendendo a diversidade das várias regiões brasileiras.Linguistics has been united with the changes in the globalized world. In Brazil, although the diversity of social problems has prevented teaching at school from evolving, Linguistics has provided great contributions. Despite some contradictory trends, it has redirected the Portuguese language teaching-learning process, making it viable as well as more interesting and faster. Education laws in the country have made some adjustments to adapt school to students’ reality, considering techniques that are more contextualized as to observation and analysis of current theories as well as curricular organization of teaching courses. There has been great concern with the indication of textbooks so that the diverseness of the various Brazilian regions is taken into account.application/pdfporopenAccessBRASILLÍNGUA PORTUGUESALINGUÍSTICAENSINOLINGUISTICSTEACHINGPORTUGUESE LANGUAGEBRAZILA contribuição da linguística no ensino da língua portuguesa no Brasilarticle