Souza, Dalva Soares Gomes deArão, Lilian Aparecida2012-03-232012-03-2320091646-3730http://hdl.handle.net/10437/2085Babilónia : Revista Lusófona de Línguas, Culturas e TraduçãoA Lingüística coaduna com as mudanças do mundo globalizado. No Brasil, embora a diversidade de problemas sociais dificulte o progresso do ensino na escola, a Lingüística tem contribuído muito. Ao lado de tendências contraditórias, ela redireciona o processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, viabilizando-o e tornando-o mais interessante e rápido. As leis educacionais do país têm feito correções para adequar, cada vez mais, a escola à realidade discente, desde as técnicas mais contextualizadas com a observação e análise dos teóricos da área até a organização curricular dos cursos de licenciatura. Há grande preocupação com a indicação de livros didáticos para adoção, atendendo a diversidade das várias regiões brasileiras.application/pdfporopenAccessLINGUÍSTICAENSINOLÍNGUA PORTUGUESABRASILLINGUISTICSTEACHINGPORTUGUESE LANGUAGEBRAZILA contribuição da linguística no ensino da língua portuguesa no Brasilarticle