Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Santos, Manoel Messias dos2019-11-202019-11-202018http://hdl.handle.net/10437/9893Orientação: Alcina Manuela de Oliveira MartinsAs escolas brasileiras vêm passando por um processo de mudança, que implica uma adaptação aos novos padrões da sociedade, através da inovação e da prática de uma gestão democrática e participativa. Neste contexto, foi nosso objetivo analisar a participação da comunidade educativa através da gestão democrática de uma escola pública, na zona sul de Aracaju, tendo em conta a implementação de mecanismos democráticos de participação. A investigação seguiu um percurso qualitativo, com recurso a entrevistas estruturadas à gestora/diretora, a professores e pais da referida escola. Os resultados permitem concluir existir uma certa resistência por parte da comunidade escolar em participar das decisões tomadas na escola. Embora a gestora/diretora tenha a preocupação de sensibilizar a comunidade educativa para a importância da participação, encontramos por parte dos professores e dos pais entrevistados certa resitência a essa participação colaborativa e reflexiva de forma no processo de ensino e aprendizagem.Brazilian schools are undergoing a process of change, which implies an adaptation to the new standards of society, through innovation and the practice of a democratic and participatory management. In this context, it was our objective to analyze the participation of the educational community through the democratic management of a public school, in the south zone of Aracaju, taking into account the implementation of democratic mechanisms of participation. The research followed a qualitative course, using structured interviews with the manager / director, the teachers and parents of the school. The results allow us to conclude that there is some resistance on the part of the school community to participate in the decisions that are made at school. Although the manager / director has the concern of sensitizing the educational community to the importance of participation, we find teachers and parents a certain resilience to this collaborative and reflexive participation in order to jointly strive for a school of excellence in teaching and learning process.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOGESTÃO DEMOCRÁTICAGESTÃO PARTICIPATIVAESCOLAS PÚBLICASGESTÃO ESCOLARBRASILEDUCATIONDEMOCRATIC MANAGEMENTPARTICIPATIVE MANAGEMENTSTATE SCHOOLSEDUCATIONAL MANAGEMENTBRAZILEscola atual e gestão democrática : participação reflexiva da comunidade educativamasterThesis202303888