Martins, André Filipe Germano2025-09-302025-09-302024http://hdl.handle.net/10437/15558O presente estágio foi realizado na Escola Secundária D. Dinis, em Coimbra durante o ano letivo de 2023-2024 e divide-se em quatro áreas principais: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. A área da Lecionação consistiu na preparação e no desenvolvimento do meu percurso formativo, através do contacto direto com a Escola e com a turma do 7ºB. Ainda nesta área foi criado o projeto "Intervalos Ativos associados aos Jogos Olímpicos" no qual foi associada a oferta de atividade física com experiências positivas e inclusivas no combate a comportamentos sedentários e inatividade física. Na área da Direção de Turma, participei em três domínios que se interligam entre si, os Alunos, os Encarregados de Educação e o Conselho Turma, tendo acompanhado a coordenação da função de Diretor de Turma, do curso profissional de Técnico de Desporto (TD) do 10º ano. Nesta área, foi ainda desenvolvida uma atividade de Saída de Campo, que levou à criação do projeto "Proposta de Avaliação" para o módulo de Orientação, de forma a transformar as experiências de avaliação dos alunos, confrontando-os com a realidade enquanto futuros técnicos de desporto. Na área do Desporto Escolar, a escolha incidiu na modalidade de Basebol-Softbol sendo que os principais objetivos desta área foram a promoção da atividade física e da saúde, criando rotinas de treinos e a criação de ambientes positivos entre todos os intervenientes. Ainda nesta área, de destacar a criação do projeto "Guia Prático da PAP" que visa colmatar a lacuna na orientação para a realização de um torneio desportivo, para os alunos do 12º TD. Por fim, na área do Seminário foi concretizado o projeto "Intervalos Ativos" que procura oferecer oportunidades lúdico-desportivas durante os intervalos da manhã, com o objetivo de desenvolver hábitos saudáveis e combater, de forma acentuada, o sedentarismo. Este projeto advém do projeto idealizado na área da Lecionação, sendo implementado nesta área, com a dinamização de intervalos com atividades de menor intervenção dos professores e aproveitamento do tempo de prática de atividade física.This internship was carried out at D. Dinis Secondary School, in Coimbra during the 2023-2024 school year and is divided into four main areas: Teaching, Class Management, School Sports and Seminary. The area of Teaching consisted of the preparation and development of my training path, through direct contact with the School and with the 7ºB class. Also in this area, the project "Active Intervals associated with the Olympic Games" was created, in which the offer of physical activity was associated with positive and inclusive experiences in the fight against sedentary behaviors and physical inactivity. In the area of Class Management, I participated in three domains that are interconnected with each other, the Students, the Parents and the Class Council, having accompanied the coordination of the role of Class Director, of the professional course of Sports Technician (TD) of the 10th year. In this area, a Field Trip activity was also developed, which led to the creation of the "Evaluation Proposal" project for the Orientation module, in order to transform the students' evaluation experiences, confronting them with reality as future sports coaches. In the area of School Sports, the choice focused on the Baseball-Softball modality, and the main objectives of this area were the promotion of physical activity and health, creating training routines and the creation of positive environments among all stakeholders. Also in this area, it is worth highlighting the creation of the "PAP Practical Guide" project, which aims to fill the gap in the guidance for holding a sports tournament for students in the 12th TD. Finally, in the Seminar area, the "Active Intervals" project was implemented, which seeks to offer recreational-sports opportunities during the morning breaks, with the aim of developing healthy habits and combating, in a marked way, sedentary lifestyle. This project comes from the project idealized in the area of Teaching, being implemented in this area, with the promotion of breaks with activities of less intervention by teachers and use of the time to practice physical activity.application/pdfporopenAccessSPORTPHYSICAL EDUCATIONTEACHINGFORM TEACHERSSCHOOL SPORTSPHYSICAL ACTIVITYTRAINEESHIPSMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINODIRETORES DE TURMADESPORTO ESCOLARATIVIDADE FÍSICAESTÁGIOSRelatório de Estágio Pedagógico em Educação Física na Escola Secundária D. Dinis, CoimbramasterThesis203963822