Sanches, Isabel Rodrigues2018-03-052018-03-0520102183-2102http://hdl.handle.net/10437/8587EntretextosSabendo que os conceitos são portadores de significado e indutores de comportamentos, importa enquadrá-los nos contextos sócio-educativos em que se originam e evoluem. Como mostra a reflexão que se segue, as diferentes denominações das situações de deficiência reflectem ou tentam reflectir os diferentes “olhares” que a sociedade em geral e a escola em particular veiculam e operacionalizam. Partindo do conceito de anormal, de utilização ainda bem recente (anos setenta, século passado), hoje considerado um insulto, até ao conceito de pessoa em situação de deficiência, hoje o mais adequado, mas muito pouco utilizado, fez-se um longo percurso conceptual, na forma e no conteúdo (deficiente e pessoa com deficiência), que é também um bocadinho da história das mentalidades e dos comportamentos, no que à deficiência diz respeito.Bearing in mind that the concepts convey meaning and induce behaviours, it is important to make them fit into the socio-educational contexts from where they originate and evolve. As shown in the discussion bellow, the different denominations of disabilities reflect or attempt to reflect the different "looks" that society in general and the school in particular convey and make operational. Beginning at the concept of abnormal that has been used until very recently (the seventies, last century) and is now considered as an insult, to reach the concept of a person in the context of disability, now considered the most appropriate but very little used, there was a long conceptual way, in form and content (abnormal, person with disability), which is also in part the history of mentalities and behaviour, with regard to disability.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCATIONEDUCAÇÃO ESPECIALSPECIAL EDUCATIONEDUCAÇÃO INCLUSIVAINCLUSIVE EDUCATIONCIDADÃOS COM DEFICIÊNCIACITIZENS WITH DISABILITIESConceptualizando… De anormal a pessoa em situação de deficiência: revisitando e contextualizando conceitosarticle