Malbert, Thierry2022-10-15Malbert , T 2022 , ' Éducation familiale et soutien à la parentalité: politiques publiques, dispositifs et pratiques à l’île de La Réunion ' , Revista Lusófona de Educação , vol. 55 , no. 55 , pp. 91 - 107 . https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle55.061645-7250Revista Lusófona de EducaçãoA questão das relações mantidas pelos vários atores da educação, incluindo os professores com os pais das crianças ao seu cuidado, continua a ser uma questão complexa que não evita controvérsias entre as posições por vezes bem definidas de uns e de outros, em particular quando lhes surge a questão da ligação e da coeducação. No contexto da sociedade reunionesa, não será importante ter em linha de conta a dimensão cultural dos papéis e funções dos pais no que respeita às práticas educativas profissionais? E as dificuldades da relação pais-profissionais de educação na implementação de uma verdadeira abordagem coeducativa? A fim de abrir alguns caminhos de reflexão epistemológica em relação a essas questões, este artigo apresenta vários resumos dos resultados das nossas pesquisas realizadas sobre os sistemas de apoio parental implementados na Ilha da Reunião. Importa compreender a abordagem intercultural entre os órgãos educativos: família-escola, no que diz respeito às políticas públicas no contexto sóciohistórico das necessidades da população da Ilha da Reunião.The question of the relationships maintained by the various actors in education, including teachers with the parents of the children in their care, remains a complex question which does not avoid controversies between the sometimes well-defined positions of some and others, in particular when the issue of the link arises. In the context of Reunionese society, what about considering the cultural dimension of the roles and functions of parents in the context of professional educational practices? What about the difficulties of the parent-education professional relationship in the implementation of a real co-educational approach? To open some avenues of epistemological reflections in connection with these questions, this article presents several summaries of our research results carried out on parenting support systems implemented in Reunion. It will be a question of better understanding the intercultural approach between educational bodies: family-school, regarding public policies in the socio-historical context of the needs of the population of Reunion Island.fraopenAccessEDUCAÇÃOILHA DA REUNIÃOPARENTALIDADEEDUCAÇÃO FAMILIARRELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIAPOLÍTICA PÚBLICAEDUCATIONPARENTHOODFAMILY EDUCATIONSCHOOL-FAMILY RELATIONSHIPPUBLIC POLICYÉducation familiale et soutien à la parentalité: politiques publiques, dispositifs et pratiques à l’île de La RéunionEducação familiar e apoio parental: políticas públicas, sistemas e práticas na Ilha da ReuniãoFamily education and parenting support: public policies, systems and practices on Reunion Islandarticlehttps://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle55.06https://www.scopus.com/record/display.uri?eid=2-s2.0-85139970340&origin=resultslist&sort=plf-f&src=s&sid=db079432aaf070491da1c95232dec6ab&sot=b&sdt=b&s=TITLE-ABS-KEY%28%C3%89ducation+familiale+et+soutien+%C3%A0+la+parentalit%C3%A9%3A+politiques+publiques%2C+dispositifs+et+pratiques+%C3%A0+l%E2%80%99%C3%AEle+de+La+R%C3%A9union%29&sl=132&sessionSearchId=db079432aaf070491da1c95232dec6ab&relpos=0