Palmeira, António Labisa, orient.Gomes, Tiago Filipe de Sousa2018-07-132018-07-132017http://hdl.handle.net/10437/8894Orientação: António João Labisa da Silva PalmeiraObjetivo: Analisar a associação entre a qualidade de motivação dos alunos em que a nota da Educação Física (EF) conta para classificação final e não conta e a sua relação (transcontextual) com a atividade física (AF) atual. Método: A amostra é constituída por 195 indivíduos, ex-alunos, que frequentaram as aulas de EF e que finalizaram o ensino secundário até há 6 anos atrás (no máximo), para que fosse mais fácil recordarem-se das suas experiências em EF.Desta amostra a nota final de Educação Física não contou para a média final de 50 dos inquiridos, para os restantes 145 inquiridos a nota final de Educação Física contou para a média.Para a recolha de dados foram utilizados os questionários BehaviouralRegulationinExerciseQuestionnaire para avaliar a qualidade de motivação atual para a prática de AF, e InternationalPhysicalActivityQuestionnaire (IPAQ) para avaliar os níveis de atividade física. Resultados: Relativamente à sua qualidade de motivação, não se verificam diferenças significativas nos alunos em que a nota contou ou não para a classificação da média final. Em relação à prática de Atividade Física atual, verificou-se que existem diferenças significativas na variável atividade física vigorosa, tendo os alunos cuja classificação não contou para a média registado valores mais elevados (P <.001). Conclusão: No presente estudo verificou-se que não existem diferenças na qualidade da motivação nos dois grupos em estudo. Contudo, ambos os grupos estudados apresentaram valores superiores de motivações autónomas em relação às motivações controladas. Os alunos em que a nota não contava para média final, apresentaram valores mais elevados na prática da atividade física atual com maiores valores na atividade física vigorosa, quando comparados com os alunos em que a nota contava para a média final.Objective: To analyze the quality of motivation for the practice of Physical Education of the students in which the Physical Education grade counted for the average and those for whom the grade didn’t count and its association with their physical activity practice nowadays. Method: The sample consisted of 195 individuals, former students who attended Physical Education classes and finished high school until 6 years ago (at most) so that it would be easier to remember their Physical Education experiences. From this sample, physical Education’s final mark counted for the 50 students who were inquired. For the 145 that remain, physical education’s mark counted for the final average. In order to collect data the Behavioral Regulation in Exercise Questionnaire was used to evaluate the quality of motivation in practicing Physical activity nowadays and the International Physical Activity Questionnaire to evaluate Physical Education levels. Results: Concerning motivation’s quality there weren’t significant differences between the students whose grade counted for the final classification and the ones whose grade counted. In the other hand, in the practice of physical activity nowadays there were significant differences in the vigorous variable once the students whose grade counted have registered higher results (P <.001). The study verified that there is no relation between motivation’s quality and the removal of Physical Education’s grade. However both groups have higher values in autonomous motivation than in the controlled one. Conclusion: The students to whom the grade didn’t count to the final classification had higher values concerning the practice of Physical Education nowadays and more significant values concerning vigorous physical activity when compared to the ones to whom the grade count. There are no differences concerning motivation's quality in both studied groups.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICATEORIA DA AUTODETERMINAÇÃOMOTIVAÇÃOATIVIDADE FÍSICASPORTPHYSICAL EDUCATIONSELF-DETERMINATION THEORYMOTIVATIONPHYSICAL ACTIVITYA decisão da remoção da nota de Educação Física na classificação final do ensino secundário : associação entre a qualidade de motivação de ex-alunos do Secundário em que a nota de Educação Física contou vs não contou e a sua relação com atividade física atualmasterThesis201950340