Correia, Francisco Maria Lobo Machado Perestrelo2024-12-042024-12-042024http://hdl.handle.net/10437/14792Existem múltiplos stakeholders envolvidos na indústria hoteleira, proprietários, empresas de gestão, asset managers e canais de distribuição de terceiros, a escolha do modelo de gestão hoteleira adequado assume grande relevância para alcançar metas e resultados. O objetivo do presente estudo é de identificar qual o modelo de gestão hoteleira que melhor se adequa à estratégia do Palácio do Estoril Hotel, Golf & Wellness, para isso, identifica os diferentes modelos de gestão hoteleira, as suas vantagens e desvantagens, e a estratégia levada a cabo pelo hotel. Foi adotada uma metodologia de estudo de caso com abordagem qualitativa-exploratória, foram conduzidas entrevistas com o Diretor de Operações e um dos Administradores, com o propósito de obter insights reais sobre os modelos de gestão hoteleira e estratégia hoteleira. No decorrer deste estudo foram identificados seis modelos de gestão hoteleira, sendo o modelo de autogestão, que envolve a propriedade e gestão própria, o que melhor se adequa à estratégia do hotel em estudo, devido há vontade de controlo total do negócio, bem como, há vontade de personalização de serviços e de experiências. Foi possível concluir que todos os modelos são viáveis, dependendo das necessidades dos stakeholders, do contexto e das circunstâncias específicas, em que cada unidade hoteleira está inserida. Palavras-Chave: Modelos de Gestão Hoteleira; Estratégia; Hotelaria de Luxo; Gestão HoteleiraThere are multiple stakeholders involved in the hotel industry, owners, management companies, asset managers and third-party distribution channels, choosing the appropriate hotel management model is of great importance in achieving goals and results. The objective of this study is to identify which hotel management model best suits the strategy of Palácio do Estoril Hotel, Golf & Wellness, to this end, it identifies the different hotel management models, their advantages and disadvantages, and the strategy carried out by the hotel. A case study methodology with a qualitative-exploratory approach was adopted, interviews were conducted with the Operations Director and one of the Administrators, with the purpose of obtaining real insights into hotel management models and hotel strategy. During this study, six hotel management models were identified, with the self-management model, which involves ownership and own management, being the one that best suits the strategy of the hotel under study, due to the desire for total control of the business, as well as, there is a desire to personalize services and experiences. It was possible to conclude that all models are viable, depending on the needs of stakeholders, the context and specific circumstances in which each hotel unit is located. Keywords: Hotel Management Models; Strategy; Luxury Hospitality; Hotel managementapplication/pdfengopenAccessMANAGEMENTBUSINESS MANAGEMENTHOTEL MANAGEMENTSTRATEGYBUSINESS MODELSMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃOGESTÃO DE EMPRESASGESTÃO HOTELEIRAESTRATÉGIAMODELOS DE NEGÓCIOMestrado em Gestão de EmpresasModelos de gestão hoteleira : estudo no palácio do Estoril Hotel, Golf & WellnessmasterThesis203675924