Schmitt, FlávioPenteado, Claudete C.Souza, Pablo Rangel Cardoso da Costa2023Schmitt , F , Penteado , C C & Souza , P R C D C 2023 , ' A essencialidade da educação em direitos humanos na formação dos/das professores : uma breve perspectiva na análise do desenvolvimento pedagógico na rede pública de ensino ' , Ad Aeternum: Revista de Teologia , vol. 1 , no. 5 . https://doi.org/10.60543/aa.v1i5.79832184-8033O presente artigo visa analisar a essencialidade da formação aos professores em direitos humanos, a política pública de Educação em Direitos Humanos (EDH) na educação básica da rede pública no Brasil e a formação dos professores na prática pedagógica. Assim, indaga-se a respeito do conhecimento dos/as professores/as da educação básica da rede pública acerca do marco legal nacional que define as políticas públicas relacionadas à EDH, e como esse se inserem na prática pedagógica. À vista disso, nosso objetivo consiste em abordar acerca dos conceitos de direitos humanos (DH) e Educação em Direitos Humanos (EDH), bem como sobre a formação dos professores da rede pública de ensino. A metodologia do artigo foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica Marconi e Lakatos (2011), tendo em vista a coleta de informações a partir de textos impressos e virtuais já publicados, a respeito da temática em DH, EDH e a formação dos professores. Igualmente faremos uso de documentos nacionais e internacionais que abordam as áreas que abordaremos. O estudo se justifica em função da necessidade de uma postura mais adequada diante do objeto de estudo e dos aspectos multidimensionais e extensivos do fenômeno social estudado. A abordagem visa contribuir nas discussões acerca do lugar dos DH na sociedade, a EDH na educação, em especial a formação de professores para a Educação Básica.application/pdfporopenAccessFORMAÇÃO DE PROFESSORESDIREITOS HUMANOSENSINOBRASILEDUCAÇÃOAd Aeternum : revista de teologiaBRAZILEDUCATIONTEACHERS EDUCATIONHUMAN RIGHTSTEACHINGA essencialidade da educação em direitos humanos na formação dos/das professores : uma breve perspectiva na análise do desenvolvimento pedagógico na rede pública de ensinoarticlehttps://doi.org/10.60543/aa.v1i5.7983