Araújo,Alberto Filipe2020Araújo , A F 2020 , ' Do silêncio como via longa. Contribuição para uma pedagogia do silêncio ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoTratamos no presente artigo de um tema relativamente estranho à tradição filosófico e educacional portuguesa, ainda que o mesmo tenha ultimamente merecido alguma atenção por parte das publicações religiosas e da espiritualidade em geral no nosso país. Neste contexto, defendemos que a vivência e a prática do silêncio é uma das condições para se meditar criativamente em ordem à elaboração de um conhecimento iniciático e pedagógico conforme uma Bildung que faça de cada um Mestre de si-mesmo. Dedicamos a primeira parte ao tema do “silêncio como via longa” enfatizando a importância de procurar-se não só o silêncio interior, como também nele viver em ordem à meditação criativa e respeitadora da Tradição. Na segunda parte tratamos da pedagogia do silêncio como um tipo de pedagogia que procura ensinar aquele que se interessa pelo silêncio interior com o objetivo não somente de ele ser o cadinho onde um pensamento ressonante germinará, como também desse mesmo silêncio poder contribuir, impelido por uma espécie de libido educandi, para trans-formar (Umbildung) um sujeito devoto de um silêncio interior que, por sua vez, o faça melhor compreender a palavra que pensa e que diz. Trata-se de uma pedagogia do silêncio que, ao contribuir quer para uma iniciação ao silêncio, quer para a gestação de uma Palavra, se afirme consonante com uma espécie de paideia de um silêncio interior instigador da Palavra justa.We have dealt in this article with a theme relatively foreign to portuguese philosophical and educational tradition, although it has lately deserved some attention from religious and spiritual publications. Within this context, we have contended that the experience and practice of silence is one of the conditions for creative meditation in order to develop an initiatory and pedagogical knowledge according to a Bildung that makes each Master of himself. We have dedicated the first part of the paper to the theme of “silence as a long way” emphasizing the importance of seeking not only interior silence but also living in it towards the creative and respectful meditation of the Tradition. In the second part of the article we have dealt with the pedagogy of silence as a type of pedagogy that seeks to teach those who are interested in inner silence with the objective not only of being the crucible where a resonant thought will germinate, but also of the same silence, impelled by a kind of libido educandi, to transform (Umbildung) a devotee of the inner silence that, in turn, makes one better understand the word one thinks and says. It is a pedagogy of silence which, by contributing either to an initiation into silence or to the gestation of a Word, may be consonant with a sort of paideia of an interior silence that instigates the Fair Word.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOFILOSOFIA DA EDUCAÇÃOLINGUAGEMPEDAGOGIAEDUCATIONPHILOSOPHY OF EDUCATIONLANGUAGEPEDAGOGYDo silêncio como via longa. Contribuição para uma pedagogia do silêncioarticlehttp://hdl.handle.net/10437/10175