Aragão, Nagayamma Kaymir Tavares de SousaMateus, Diogo2023-08-312023-08-312023978-989-757-181-7http://hdl.handle.net/10437/14113S e r i e s culture & territory, vol. 5 (2023)Nos últimos 30 anos, tem-se assistido nas cidades africanas à substituição do Transporte Público Formal pelo Transporte Coletivo Informal de baixa qualidade, ainda que seja o modo predominante. Estas dinâmicas têm excluído sócio-geograficamente a população mais vulnerável. Tomando como situações exemplares os casos de São Tomé e Luanda, este estudo pressupõe que as diversas dinâmicas de uso do território associadas ao sistema de Transporte Coletivo Informal, indicam a possibilidade de criação de um paradigma de gestão de transporte assente em políticas e estratégias integradas. Considera-se que estas podem impulsionar níveis mais eficientes de serviço, com qualidade e maior justiça e equidade sócio-espacial. Com a finalidade de promover uma mobilidade inclusiva, no fomento de políticas e modelos que alcancem um sistema de transporte sustentável, a pesquisa tem como objetivo identificar diretrizes para a elaboração de um Plano de Mobilidade e Gestão de Transporte em São Tomé e Luanda. O estudo estabelece orientações que propiciem a regulamentação de Transporte Coletivo Informal nos países em estudo. Palavras-chave - Mobilidade sustentável, modelo de gestão, transporte coletivo informal, planeamento do territórioapplication/pdfporopenAccessURBANISMOURBANISMMOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVELSUSTAINABLE URBAN MOBILITYTRANSPORTES COLETIVOSCOLLECTIVE TRANSPORTPLANEAMENTO DO TERRITÓRIOSPATIAL PLANNINGO transporte coletivo informal em São Tomé e Luanda : a dimensão territorial do sistema de transporte públicoarticle