Oliveira, Alexandro Marinho de, orient.Alves, Leonarda Erineuda2015-01-162015-01-162014http://hdl.handle.net/10437/5912Orientação: Alexandro Marinho Oliveira ; co-orientação: António TeodoroEsse estudo objetivou a investigação sobre o papel do jogo em sala de aula como ferramenta pedagógica, visando à melhoria do processo de ensino aprendizagem dos alunos em matemática, por meio de uma análise de resultados baseada no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica, do Ceará. (SPAECE). Nessa pesquisa foram observados 85 alunos do 6º ano da Escola José Alves Braga, localizada no município de Itarema, no Estado do Ceará. Sendo que os 45 alunos do grupo de pesquisa foram avaliados com pré e pós testes e tiveram a intervenção com jogos, já os 40 alunos da turma de controle foram submetidos somente aos pré e pós testes. Após a análise dos resultados, a turma de pesquisa, apresentou uma queda de 42% nas categorias de desempenho mais baixas (muito crítica e crítica) e aumentou em 46% o percentual de alunos nas categorias de desempenho e níveis proficiência mais altas (intermediária e adequada). Já na turma de controle houve um aumento de 5% dos alunos nas categorias de desempenho mais baixas, (muito crítica e critica) e 6% das categorias mais baixas para mais altas (intermediária e adequada). Com os resultados apresentados acima, em relação ao comparativo do percentual dos alunos das duas turmas no pós-teste, percebe-se um resultado bem superior de aprendizado da turma de alunos que utilizaram os jogos.This study aimed to investigate the role of games in the classroom as a pedagogical tool, aimed at improving the teaching-learning process of students in mathematics through an analysis of results based on the “Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica, no Estado do Ceará” (SPAECE – Permanente Basic Education Evaluation System of the of Ceará). In this study 85 subjects were observed from 6th year in the school José Alves Braga, located in the municipality of Itarema in the state of the Ceará. Being that the 45 students of the research groups were evaluated with pre and pós testes with the intervention of the games. The 40 students in the class of control were subjected only to the pre and pos-tests without the intervention of the games. After the analyze of the post-tests, the research group showed a fall of 42% in the categories (very critical and critical) and higher for 46% the percentage of performance of categories (middle and right). Already in the control group there was an increase of 5% of students in the lowest performance categories (very critical) and 6% of the lower categories to higher (middle and right). With the results presented above, in relation to the comparison the percentage of students in the classes in the post-test, we find a highest level of positive results in the class where the games were used.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOENSINO DA MATEMÁTICAPROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMJOGOS EDUCATIVOSBRASILCEARÁESTUDOS DE CASOEDUCATIONMATHEMATICS TEACHINGTEACHING-LEARNING PROCESSEDUCATIONAL GAMESCASE STUDIESBRAZILCEARÁOs Jogos no Ensino-Aprendizagem de Matemática: Um estudo realizado em turmas de 6º ano, por meio de uma análise de categorias e níveis de proficiência do SPAECE.masterThesis