Costa, Elisabete Pinto da2018-01-142018-01-142014http://hdl.handle.net/10437/8451Nos moldes da filosofia moral e política, os conceitos de cidadão e de cidadania expõem uma forma ideal de viver em sociedade, assumindo-se com um modelo de ser sujeito social, que promove uma determinada forma de sociabilidade a construir (Sacristán, 2002). A cidadania é um marco da Escola, enquanto comunidade educativa. A esta corresponde um papel preponderante na promoção de uma “convivência cidadã” (Juste, 2007). Daí o alarme quando os problemas de conflitualidade, de indisciplina ou de violência aí ocorrem. A mediação na Escola incorpora uma conceção mais ampla que a mera solução pontual de conflitos. Ao apostar na valorização do conflito e na sua reapropriação pelos indivíduos (Pinto da Costa, Almeida & Melo, 2009), numa lógica de socialização dos mesmos (Correia & Caramelo, 2010), a mediação proporciona ao nível interpessoal oportunidade de aprendizagem e crescimento (Jares, 2006; Torrego, 2006) e ao nível social um sentido para o viver em conjunto. Este estudo exploratório insere-se num trabalho de investigação mais amplo sobre projetos de mediação de conflitos em contexto escolar e pretende-se especificamente compreender a atuação e o reconhecimento de um grupo de jovens mediadores no exercício da “convivência cidadã”.application/pdfporopenAccessMEDIAÇÃO DE CONFLITOSJOVENSCIDADANIACONFLICT MEDIATIONYOUNG PEOPLECITIZENSHIPMediação de conflitos: um exercício de cidadania pelos jovensother