Viveiros, Paulo2010-01-042010-01-0420021645-2585http://hdl.handle.net/10437/617Caleidoscópio : Revista de Comunicação e CulturaPartindo de uma referência aos filmes Branca de Neve de João César Monteiro e O Quarto da Vanda de Pedro Costa, este texto procura reflectir sobre o que o cinema acrescenta aos filmes. Ou seja, se o cinema não é um meio neutro de simples narração de histórias ou de documentos sociais e pessoais, como é que ele se manifesta para além da «linguagem» da indústria e do seu autor? O que este texto pretende fazer sobressair é a importância da montagem e do som numa arte que ficou associada à imagem em movimento. Neste sentido, o texto é também uma panorâmica sobre algumas propostas teóricas sobre esses dois conceitos.From a reference of João Cesar Monteiro’s Branca de Neve and Pedro Costa’s O Quarto da Vanda, this text is an analysis on what the cinema adds to the films. It means that, if the cinema is not a neutral medium of simple storytelling or social and personal documents, how does it manifest that beyond the industry’s «language» and the author’s «language»? What this text intends to reveal is the importance of the montage and the sound in an art that was associated to the moving pictures. So, in this way, the text is also panoramic on some theoretical proposals on these two concepts.application/pdfporopenAccessCOMUNICAÇÃOCOMMUNICATIONCINEMACINEMARETÓRICA CINEMATOGRÁFICACINEMATIC RHETORICNARRATIVA FÍLMICAFILM NARRATIVECINEMA PORTUGUÊSPORTUGUESE CINEMAAUDIOVISUALAUDIOVISUALBranca de Neve e as imagens no escuroarticle