Horikawa, Alice YokoJardilino, José Lima2012-03-152012-03-1520101646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/1777Revista Lusófona de EducaçãoEste trabalho pretende enfocar o contexto histórico-cultural que justifica o destaque que o livro didático recebe hoje nas instituições escolares do Brasil. Com esse objetivo apresentamos, inicialmente, um breve panorama dos processos de formação de professores que marcaram e marcam a história educacional deste país, pois é nossa convicção de que a crescente produção de livro didático no Brasil associa-se com a formação de educadores no âmbito da formação inicial e continuada. Na segunda parte, apresentamos um panorama histórico, expondo uma experiência estatal de avaliação de livros didáticos produzidos no país, mobilizados pelo objetivo de demonstrar em que medida esse processo avaliativo contribui para o aprimoramento da qualidade de ensino oferecido às camadas populares.This paper intends to analyze the historical and cultural context that justifi es the emphasis that the textbook is today in schools of Brazil. With this goal initially presents a brief overview of procedures for teachers who marked and mark the educational history of this country, because it is our belief that increasing production of textbooks in Brazil is associated with the training of educators within initial training and continuous. The second part presents a historical overview, showcasing a state experience evaluation of textbooks produced in this country, mobilized by the objective to demonstrate how that evaluation process helps to improve quality of education offered to classesapplication/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOFORMAÇÃO DE PROFESSORESPOLÍTICA EDUCATIVAEDUCATIONTEACHERS EDUCATIONEDUCATIONAL POLICYMANUAIS ESCOLARESTEXTBOOKSBRASILBRAZILA formação de professores e o livro didático : avaliação e controle dos saberes escolaresarticle