Delgado, João Paulo Ferreira2012-03-132012-03-1320091646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/1764Revista Lusófona de EducaçãoO modelo ecológico-social de Bronfenbrenner permite compreender o desenvolvimento humano, as interacções e interdependências que o caracterizam, e o restruturam, bem como identificar os factores que condicionam ou facilitam as transições ecológicas. No caso específico do Acolhimento Familiar, esta perspectiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança acolhida, a separação dos pais e o desenraizamento do seu contexto, a que se sucede a colocação num mundo novo e desconhecido, e orienta a intervenção na prática, de modo a prevenir os riscos e a promover a integração e o desenvolvimento das crianças.Bronfenbrenner’s eco-social approach allows us to understand human development as well as to identify factors influencing ecological transitions. This perspective is particularly well suited to study the transitions occurring in the lives of children in foster care: separation from parents and the challenges of an unknown environment. This approach is also valuable in orienting intervention in practice, preventing risks and promoting children’s integration and development.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOACOLHIMENTO DE CRIANÇASINCLUSÃO SOCIALCHILDREN WELFARESOCIAL INCLUSIONEDUCATIONECOLOGIA HUMANAHUMAN ECOLOGYDESENVOLVIMENTO INFANTILCHILD DEVELOPMENTACOLHIMENTO INSTITUCIONALCHILDREN WELFAREO acolhimento familiar numa perspectiva ecológico-socialarticle