Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Araújo, Vanúbia Dantas2017-01-122017-01-122016http://hdl.handle.net/10437/7620Orientação: Alcina Manuela de Oliveira MartinsO presente estudo tem como objetivo analisar as percepções do gestor Adjunto, supervisor, professores e alunos de uma escola pública de Tempo Integral, situada em João Pessoa, quanto às potencialidades de desenvolvimento curricular e melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. Neste estudo recorreu-se a uma metodologia com uma abordagem qualitativa, tendo por base entrevistas estruturadas e o Projeto Político Pedagógico. Os sujeitos participantes foram a gestora adjunta, uma supervisora, dois professores (um de português e um de matemática), seis alunos (sendo três do 6 ano e outros três do 9º ano). Procedeu-se à análise descritiva dos discursos dos atores envolvidos, triangulando diferentes percepções. Como resultados da investigação, verificou-se que a ampliação do tempo de permanência na escola sem uma estrutura que favoreça as necessidades básicas dos estudantes vai contra a aquisição do conhecimento e aprendizagem. Concluindo-se que para haver uma educação integral é imprescindível o aluno estar inserido em um ambiente que o contemple na integralidade.The present study aims to analyze the perceptions of the assistant manager, supervisor, teachers and students of a full time public school located in João Pessoa, regarding the potential of curriculum development and improvement of teaching and learning quality. In this study, it was used a methodology with a qualitative approach, based on structured interviews and the Pedagogical Policy Plan. The subjects were the assistant manager, a supervisor, two teachers (one from portuguese and one from mathematics), and six students (three from the 6th grade and three from the 9th grade). Proceeded to the descriptive analysis of the speeches of the involved actors, triangulating different perceptions. As results of the investigation, it was verified that increasind the time of permanence in the school without a structure that affords the basic needs of the students goes against the attain of the knowledge and learning. The conclusion was that in order to have an integral education it is imperative that the student be inserted in an environment that attends it in its integrality.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCATIONESCOLAS PÚBLICASSTATE SCHOOLSPOLÍTICA PÚBLICAPUBLIC POLICYPOLÍTICA EDUCATIVAEDUCATIONAL POLICYPROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMTEACHING-LEARNING PROCESSJOÃO PESSOABRASILBRAZILEDUCAÇÃO INTEGRALINTEGRAL EDUCATIONEducação integral e ensino e aprendizagem : o caso de uma escola pública de tempo integral no Município de João PessoamasterThesis201540959