Neves, José Carlos Santos, orient.Simão, Ana Sofia Amador2020-08-042020-08-042020http://hdl.handle.net/10437/10354Orientação: José Carlos NevesPartindo de uma investigação empírica efetuada na disciplina de Desenho A de uma turma de nível secundário, pretendeu-se indagar a pertinência e a exequibilidade de uma Unidade Didática no âmbito da imagem animada. A imagem animada ou animação é uma arte híbrida que abarca técnicas e conhecimentos de várias áreas, indo do cinema às artes plásticas. Pela sua forte disseminação na Cultura contemporânea, acreditamos que esta poderá ser uma ferramenta pedagógica eficaz no ensino do Desenho, motivando os alunos para a sua prática e dotando-os de sensibilidades técnicas e estéticas que lhes permitam adotar posições críticas na análise e interpretação deste tipo de imagem. Em concordância com o programa da disciplina em causa, considera-se que os alunos devem adquirir um conjunto vasto de competências, que lhes permitam ser criadores e espetadores críticos de uma imagética atual onde o movimento é preponderante. A nossa análise sugere que, apesar da complexidade e morosidade dos processos envolvidos, a animação pode ser uma prática artística presente na sala de aula, pois contribui para a motivação e para o incremento da literacia audiovisual dos estudantes do curso científico-humanístico de Artes Visuais. Ao mesmo tempo é promotora de competências ao nível da perceção, expressão gráfica e criatividade.Starting from an empirical investigation carried out in the discipline of Drawing in a secondary level class, we sought to inquire about the relevance and feasibility of a Didactic Unit within the scope of the animated image. Animation is a hybrid form of art which encompasses techniques and knowledges from various areas, ranging from Cinema to Visual Arts. Due to its strong dissemination in contemporary culture, we believe that this can be an effective pedagogical tool in the teaching of Drawing, motivating students to practice it and endowing them with technical and aesthetic sensitivities which allow them to adopt critical positions in the analysis and interpretation of this type of image. In accordance with the subject’s program, we consider that students should acquire a wide range of skills, allowing them to be critical creators and spectators of contemporary imagery where movement is predominant. Our analysis suggests that, despite the complexity and time-consuming processes involved, animation films can be an artistic practice present in the classroom, as it contributes to the motivation and increase of audiovisual literacy of students in the scientific-humanistic course of Visual Arts. At the same time, it promotes skills in terms of perception, graphic expression and creativity.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISARTES VISUAISANIMAÇÃOCULTURA VISUALLITERACIA VISUALDESENHOAUDIOVISUALVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL ARTSANIMATIONVISUAL CULTUREVISUAL LITERACYDRAWINGAUDIOVISUALA imagem animada como ferramenta pedagógica no ensino do desenhomasterThesis202503542