Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient.Pedroso, Susana Margarida Portas Ruivo2020-02-192020-02-192019http://hdl.handle.net/10437/10141Orientação: Helena Catarina Silva Lebre EliasA nossa investigação desenvolveu-se com uma turma do 7º ano, do 3º Ciclo do Ensino Básico, da Escola EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, distrito de Faro, na disciplina de Educação Visual, com o propósito de criar estratégias motivadoras, como micropedagogias, pelo gosto dos alunos na prática de desenhar. Por forma a promovermos a autoestima e personalidades éticas e ativas dos alunos, estabelecemos uma estratégia de desenvolvimento por temas inseridos na planificação, que estimulassem a motivação, revelassem alguns processos do trabalho artístico e envolvessem a criação de representações visuais identitárias. Desenvolvemos um quadro teórico abrangente no sentido de encontrar elementos orientadores para dar resposta à nossa questão inicial e outras preocupações que foram surgindo. Desenvolvemos o nosso estudo através do método de investigação-ação com o objetivo de observarmos de forma qualitativa todo o processo de execução até ao resultado de um produto plasticamente criativo. Elaborámos também diferentes estratégias pedagógicas com o objetivo de promover recursos que tornassem a prática da aula dinâmica, dialógica e criativa.The objective of this research involves a year 7 class, of the 3rd Cycle of Basic Education, of the School EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita, in Loulé, district of Faro, in the subject of Visual Education, in order to establish creating motivating strategies, such has micropedagogies, for the liking of student in the practice of drawing and the confidence in drawing and also in the search for the development of self-esteem and the construction of young people with ethical and active personalities. We proceed our study through the action research method in order to observe qualitatively the whole process of execution until a result of a plastic creative product. To this end, we have therefore developed a comprehensive theoretical framework to find guiding elements to address our initial question and other concerns that have emerged. We also elaborated different pedagogical strategies with the objective of promoting resources that would make the practice of the class dynamic, dialogic and creative.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃOENSINO DE ARTES VISUAISPEDAGOGIADESENHOCULTURA VISUALADOLESCENTESIDENTIDADEARTEEDUCATIONVISUAL ARTS TEACHINGPEDAGOGYDRAWINGVISUAL CULTUREADOLESCENTSIDENTITYARTEducação visual : estratégias para aprendizagem do desenho através de práticas artísticasmasterThesis202413225