Lubecka, Anna2009-06-012009-06-0120071645-2585http://hdl.handle.net/10437/552Caleidoscópio : Revista de Comunicação e CulturaA riqueza da cultura pós-moderna, os seus estilos, modas, ideias, conceitos e filosofias variadas tornam a escolha e a novidade parte integrante do nosso quotidiano. No entanto, serão as nossas decisões tomadas em consciência? Será que resultam da compreensão da realidade circundante? Ou, perdidos numa massa de informação, será que nos limitamos ao nível superficial da vida, seguindo os outros? O movimento de culture jamming (obstrução cultural), um fenómeno sóciocultural e político das duas últimas décadas, permite-nos tomar conhecimento de modos conscientes de criação e participação na cultura pós-moderna, particularmente na cultura de consumo. A compreensão dos mecanismos da publicidade possibilita a oposição à sua manipulação, o que, por sua vez, pode facilitar a consolidação da liberdade. Culture jamming consiste em acção tendo em vista a promoção de conhecimento que resulta em mudança social e qualidade de vida.An overwhelming richness of post-modern culture, its various trends, fashions, ideas, concepts and life philosophies make newness and choice an inherent part of our life. But are our decisions conscious? Do they result from our understanding of the surrounding reality or, lost in a mass of information, do we drift on the surface of life following others? Culture jamming, a socio-cultural as well as political phenomenon of the last two decades is a way to become a more conscious creator of and participant in post-modern culture, especially in the culture of consumption. Understanding the mechanisms used by advertising allows for the possibility to oppose its manipulation, which, in turn, will hopefully allow us to enlarge our freedom. Culture jamming is action where knowledge leads to social change and creates new quality of life.application/pdfporopenAccessCOMUNICAÇÃOPUBLICIDADEMARKETINGCOMMUNICATIONADVERTISINGMARKETINGCulture Jamming: Precisamos dele?article