Santos, Maria Célia2022-07-112022-07-1120221646-3714http://hdl.handle.net/10437/12986Cadernos de SociomuseologiaA partir de uma análise sobre as ações de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvidos em sua prática docente na Universidade Federal da Bahia e na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, tendo a obra de Paulo Freire como um dos principais referenciais, a autora seleciona temas geradores dos universos freiriano e da museologia, aproxima-os e registra que estes foram alicerces importantes para o desenvolvimento de seu caminhar como museóloga-educadora-educanda. Analisa os contextos, as diferentes realidades concretas nas quais esteve imersa e com as quais foi, gradualmente, construindo ações dialógicas e colaborativas, aproximando-se da obra do Mestre. Problematiza a realidade dos museus, quando do seu ingresso no mundo da museologia, analisando os limites, os silêncios e o tecnicismo. Amplia suas reflexões sobre as práticas museais enriquecidas na dinâmica do processo social, ao sugerir a redefinição do conceito de fato museal e a inclusão de novas ações ao processo de musealização.application/pdfporopenAccessFREIRE, PAULOMUSEOLOGIASOCIOMUSEOLOGIAMUSEOLOGYSOCIOMUSEOLOGYPaulo Freire, docência em museologia e os museus : um caminhar de descobertas, aprendizagem e amorosidadearticle