Silveira, Maria João Castelbranco, orient.Piçarra, Dina Paula Mira Vicente Perdigão2023-05-312023-05-312023http://hdl.handle.net/10437/13927Orientação: Maria João SilveiraAbsorvidos na cultura visual do século XXI, confrontamo-nos diariamente com imagens criadas ao serviço de um capitalismo acelerado. Atualmente, a imagem faz parte da constituição do sujeito, simultaneamente consumidor, criador e reprodutor de discursos visuais. As imagens criam discursos: através do que mostram e escondem, evidenciam-se e perpetuam-se relatos, constroem-se estereótipos e edifica-se uma certa uniformização. Partindo de uma abordagem crítica a esta visualidade, particularmente no que respeita às imagens que se relacionam com a representação do corpo nos media e redes sociais, entendeu-se urgente e relevante desenvolver uma consciencialização nos jovens adolescentes da Geração Z, para as representações de corpos conforme determinados estereótipos visuais evidenciadores da sexualização e objetificação dos mesmos. Explorou-se a possibilidade de conseguir alterações ao nível da representação gráfica do corpo, desenvolvendo uma maior consciência do condicionamento provocado pelos estereótipos e também, mas não menos importante, de suscitar a valorização da identidade pessoal que emerge da exploração plástica assente num conceito próximo da realidade adolescente. É possível constatar, através de metodologias similares às usadas em “Corpologia”, que se consegue criar discursos visuais disruptivos, promotores do desenvolvimento da identidade e da expressão individual.Absorbed in the visual culture of the 21st century, we are daily confronted with images created to serve an accelerated capitalism. Currently, image is part of the construction of the self; simultaneously consumer, creator and reproducer of visual dialogues. Images create speech; through what they show and hide, they become facts and discriptions are perpetuated, stereotypes are constructed and a certain standardization is built. Starting from a critical approach to this visuality, particularly with regard to images that relate to the representation of the body in the media and social networks, it is urgent and relevant the development of awareness in young adolescentes of Generation Z, related to the representations of bodies according to certain visual stereotypes, evidence of their sexualization and objectification. The possibility of achieving changes in terms of graphical representation of the body was explored by developing a greater awareness of the conditioning caused by stereotypes and also, but not least, to encourage the appreciation of the personal identity experience that emerges from plastic exploration based on a concept close to the reality of the adolescent. It is possible to verify through methodologies similar to those used in “Corpologia” that it is possible to create disruptive visual discourses, promoters of identity development and individual expression.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISVISUAL ARTS TEACHINGEDUCAÇÃO VISUALVISUAL EDUCATIONCULTURA VISUALVISUAL CULTUREIDENTIDADE PESSOALPERSONAL IDENTITYIMAGEM CORPORALBODY IMAGECorpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuaismasterThesis203309723