Henriques, João Jorge Comédias, orient.Grilo, Francisco Leitão Lima2020-12-102020-12-102020http://hdl.handle.net/10437/11509Orientação: João Jorge Comédias HenriquesEste documento relata a minha participação enquanto professor estagiário na Escola Básica e Secundária de Carcavelos, no ano letivo 2019/2020. Ao longo do documento são descritas as opções tomadas na lecionação e direção de turma de um 12.º ano e na liderança de um núcleo de desporto escolar de voleibol. Todo o processo de ensino-aprendizagem foi orientado tendo por base a diferenciação do ensino, sendo que, as principais opções passaram pela organização do espaço por áreas, pela realização exercícios globais condicionados de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos e pela adequação da área dos conhecimentos às situações de promoção da aptidão motora, de uma turma em regime de opções. São igualmente referidas as atividades realizadas tendo em vista o desenvolvimento da consciência cívica, da cidadania e da saúde e bem-estar, nomeadamente, um projeto interdisciplinar focado no Desenvolvimento Sustentável e preservação do ambiente, uma saída de campo na Tapada Nacional de Mafra e a realização de convívios e competições desportivas. É ainda apresentada uma proposta de criação, aplicação e discussão de provas de aferição internas, baseadas nos pressupostos da organização das comunidades de aprendizagem profissional e no trabalho colaborativo entre professores, para combater o efeito carrossel das aprendizagens.This document represents a report of my engagement as an intern teacher at the Primary and Secondary School of Carcavelos, in the 2019/2020 academic year. Throughout the document, the actions and decisions related to the teaching and management of a 12th grade class and the leadership of a school volleyball sport nucleus are described. The entire teaching-learning process was guided based upon creating teaching differentiation, the main options being the organization of space by areas and global exercises conditioned according to the students learning needs and the adequacy of the area from knowledge to scene settings, leading to the enhancement of motor aptitude, in a group setting, following various options. The activities carried out focused on the development of civic awareness, citizenship and health with well-being also included. An interdisciplinary project also focused on Sustainable Development and the preservation of the environment, through a field trip to the Tapada Nacional de Mafra, where social gatherings and sports competitions were held. A proposal for the creation, application and discussion of internal measurement tests, based on assumptions of the organization of professional learning communities and on collaborative work between teachers, to combat the carousel effect of learning, is also presented.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICAESTÁGIOS CURRICULARESDIRETORES DE TURMADESPORTO ESCOLARINTERDISCIPLINARIDADESPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGCURRICULAR INTERNSHIPSFORM TEACHERSSCHOOL SPORTSINTERDISCIPLINARITYRelatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de CarcavelosmasterThesis202539288