Marques, Inês Maria Andrade, orient.Paço, Rita Bárbara de Serpa e2022-07-082022-07-082022http://hdl.handle.net/10437/12953Orientação : Inês Maria Andrade MarquesEsta dissertação surge no âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, realizado no contexto Prática de Ensino Supervisionada. Este estudo foi realizado na Escola Secundária Antero de Quental em Ponta Delgada, na disciplina de Oficina das Artes, com duas turmas do 12º ano do Curso de Artes Visuais. Neste foi utilizada a metodologia da Investigação-Ação, que auxiliou todo o processo exploratório de ensino-aprendizagem, bem como a própria investigação. Esta investigação aborda questões relacionadas com o ensino das artes visuais, evidenciando a relação que esta área do conhecimento apresenta com o desenvolvimento da identidade individual e social. As artes visuais podem ser uma forma de fomentar o desenvolvimento da identidade de um indivíduo, já que esta área fornece experiências essenciais e sensíveis à construção, ao nível cognitivo, de capacidades criativas, expressivas e afetivas ao contexto sociocultural. Este estudo centra-se na aplicação do processo criativo no desenvolvimento de um projeto artístico e comunitário no âmbito da pintura mural, bem como na relação desta interação com a construção de uma consciência sobre os Direitos Humanos. PALAVRAS-CHAVE: Artes Visuais; Arte Mural; Identidade; Direitos Humanos; Processo CriativoThe thesis arises within the scope of the Mestrado de Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, carried out in the context of Prática de Ensino Supervisionada. This study was carried out at Escola Secundária Antero de Quental in Ponta Delgada, in the discipline of Oficina das Artes following two classes of the 12th year of the Visual Arts Area. In this study, the research-action methodology was used, which helped the entire exploratory teaching-learning process, as well as the research itself. This investigation addresses issues related to the teaching of the visual arts, evidencing the perpetual relationship that this area presents in the development of individual and social identity. Visual arts can be a way to stimulate the development of an individual's identity, as this area offers sensitive experiences essential to the construction, at the cognitive level, of creative and expressive capacities and affective resources in the sociocultural context. This study focuses on the application of the creative process in the unfolding of an artistic and community project, as well as on the relationship of this interaction in the construction of an awareness about Human Rights issues. KEYWORDS: Visual Arts; Mural Art; Identity; Human Rights; Creative Processapplication/pdfporopenAccessMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISARTES VISUAISMURAISIDENTIDADE PESSOALDIREITOS HUMANOSCRIATIVIDADEVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL ARTSMURALSPERSONAL IDENTITYHUMAN RIGHTSCREATIVITYPintura mural : os Direitos Humanos : o processo criativo no desenvolvimento de identidademasterThesis203032349