Pausini, Adel Igor Romanov2023-12-212023-12-2120231646-3714http://hdl.handle.net/10437/14351Cadernos de SociomuseologiaNa década de 1960 diante inúmeras transformações socioculturais, mas sobretudo, diante a Guerra Fria e a implementação do duro regime militar no Brasil, o jornalista Assis Chateaubriand, associado as figuras de Yolanda Penteado e Pietro Maria Bardi conduziram a Campanha Nacional de Museus Regionais, iniciativa mecenática, que com o apoio do Museu de Arte de São Paulo, do grupo jornalístico Diários Associados, assim como do poder público e demais financiadores incentivaram por meio de doação de coleções iniciais a abertura de museus regionais espalhados pelo Brasil. Partindo de uma metodologia dialógica, este texto busca refletir sobre algumas das influências do modelo de rede e museu implementado pela Campanha, dialogando de distintos modos com as universidades, utilizando como estudo de caso as raízes da formação e a doação do acervo da Galeria Brasiliana á Universidade Federal de Minas Gerais. Palavras-Chave: Museu Regional; Campanha Nacional de Museus Regionais; Galeria Brasiliana; Pesquisa; Universidade.application/pdfporopenAccessMUSEOLOGIAMUSEOLOGYSOCIOMUSEOLOGIASOCIOMUSEOLOGYMUSEUS REGIONAISREGIONAL MUSEUMSUNIVERSIDADESUNIVERSITIESBRASILBRAZILA campanha nacional de museus regionais : pesquisa e universidade entre São Paulo e Belo Horizontearticle