Figueiras, Ana Raquel de Ponte, orient.Domingues, Tiago Filipe Moreira2022-02-142022-02-142021http://hdl.handle.net/10437/12647Orientação: Ana Raquel de Ponte FigueirasO marketing de redes sociais é fundamental para a criação de uma imagem positiva de qualquer organização, nomeadamente das DMO´s. Desta forma, é possível melhorar a imagem formada pelos turistas e influenciar a sua tomada de decisão. A rede Instagram permite às organizações estarem perto do seu público-alvo e criarem um relacionamento de proximidade com o mesmo. O social media é uma das estratégias do turismo para a gestão de riscos para a COVID-19. O presente estudo, através da aplicação de um questionário online e de um estudo de caso, pretendeu perceber a influência que a presença de uma DMO no Instagram tem na tomada de decisão de um destino a visitar. O estudo de caso centrou-se na compreensão do tipo de comunicação do @visitportugal e se a mesma é relevante para o consumidor. Os resultados indicam um grande alcance do Instagram que, através de uma comunicação eficaz, poderá influenciar fortemente a tomada de decisão do consumidor. Verificaram-se algumas debilidades na comunicação do @visitportugal, quando comparada a outros perfis de DMO’s, sendo sugeridas algumas recomendações para a melhoria da mesma. A COVID-19 teve impacto na comunicação das DMO’s. Os resultados demonstram a importância do marketing no Instagram, sendo que as organizações de turismo devem planear e desenvolver estratégias eficazes nesta rede social.Social media marketing is fundamental for the creation of a positive image of any organization, namely the DMO’s. With that is possible to improve the image formed by tourists and conduct their decision-making. Instagram allows companies to be close to their target audience and create a close relationship with them. Social media is one of the strategies for risk management of COVID-19, which is affecting tourism. The present study, through the application of an online questionnaire and a case study, aimed to understand the influence that the presence of a DMO on Instagram has in the decision-making of a destination to visit. The case study focused on understanding the type of communication that @visitportugal has, and whether it is relevant to the consumer. The results indicate a wide reach of Instagram that, through effective communication, can strongly influence consumers on their decision-making. It was found that the communication of @visitportugal has some weaknesses, when compared to other profiles of DMO’s, so we suggest some recommendations for improving it. The Covid 19 had an impact on DMO’s communication. The results demonstrate the importance of marketing on Instagram, and that tourism organizations should plan and develop effective strategies in this social network.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMUNICAÇÃOMARKETINGREDES SOCIAISCOMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORESINSTAGRAMTURISMOESTUDOS DE CASOCOMMUNICATIONSOCIAL NETWORKSCONSUMER BEHAVIOURTOURISMCASE STUDIESA influência da rede social Instagram na tomada de decisão do consumidor no turismo : case study @visitportugal em tempos de covid-19masterThesis202919439