Agrello, Marisa Pascarelli, orient.Vasconcelos, Érika Valquíria2023-01-182023-01-182022http://hdl.handle.net/10437/13491Orientação: Marisa Pascarelli AgrelloA presente pesquisa faz uma revisão sobre a perspectiva da prática profissional do Assistente Social dentro do cenário da área educacional. Isso porque sentiu-se a necessidade a fim de identificar os conhecimentos, competências e resiliências do assistente social no âmbito educacional, tendo como objetivo geral analisar a prática profissional do Assistente Social na escola pública. Os objetivos específicos que se propôs atingir com esta pesquisa foram: identificar os conhecimentos necessários/presentes e ou exigidos na atuação do assistente social no âmbito da escola; verificar as competências do assistente social no âmbito escolar; identificar por parte dos assistentes sociais a resiliência ao estarem no ambiente escolar. Desse modo, a pesquisa foi baseada na revisão da literatura de obras, como Iamamoto (2000), Almeida (2000) Minayo (2011), CFESS/ABEPS (2011), Netto (2011) dentre outros que nortearam a presente discussão. Com isso, o trabalho se constitui de quatro capítulos, a introdução, o capítulo 1 em que se apresenta a evolução histórica do serviço social no Brasil, o surgimento das escolas de serviço social no Ceará, o capítulo 2 aborda a formação inicial à formação continuada dos professores do curso de serviço social, o capítulo 3 traz a metodologia da pesquisa. Por conseguinte, o capítulo 4 explana a apresentação e análise dos resultados. As discussões sobre as atribuições e competências do assistente social na política educacional. A pesquisa realizada esclareceu alguns aspectos relacionados a essa complexa temática da identidade profissional, onde a prática e a identidade profissional da categoria ainda estão em construção, marca de uma profissão, que, apesar de regulamentada e socialmente reconhecida, é fruto de contradição do sistema que se origina.The present research makes a review on the perspective of the professional practice of the Social Worker within the scenario of the educational area. This is because the need was felt in order to identify the knowledge, skills and resilience of the social worker in the educational scope, with the general objective of analyzing the professional practice of the Social Worker in public schools. The specific objectives that this research aimed to achieve were: to identify the necessary/present and/or required knowledge in the performance of the social worker within the school; verify the competences of the social worker in the school environment; to identify the resilience of social workers when they are in the school environment. Thus, the research was based on a literature review of works such as Iamamoto (2000), Almeida (2000) Minayo (2011), CFESS/ABEPS (2011), Netto (2011) among others that guided this discussion. With this, the work consists of four chapters, the introduction, chapter 1 in which the historical evolution of social work in Brazil is presented, the emergence of social work schools in Ceará, chapter 2 addresses the initial training to continuing education of the teachers of the social service course, chapter 3 brings the research methodology. Therefore, chapter 4 explains the presentation and analysis of the results. Discussions about the social worker's attributions and competences in educational policy. The research carried out clarified some aspects related to this complex theme of professional identity, where the practice and professional identity of the category are still under construction, a mark of a profession that, despite being regulated and socially recognized, is the result of a contradiction in the system that originates.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOASSISTENTES SOCIAISESCOLASPRÁTICAS PROFISSIONAISCERÁBRASILSCHOOLSPROFESSIONAL PRACTICESBRAZILEDUCATIONA prática profissional do assistente social em uma escola da rede pública do Cerá : conhecimento, competências e resiliênciamasterThesis203157184