Murta, Daniel, orient.Pinto, Diogo Nuno Lopes Marques Amoêdo2018-07-192018-07-192018http://hdl.handle.net/10437/8916Orientação: Daniel MurtaO marketing é um aspeto essencial na estrutura de qualquer organização ou empresa que contacte com clientes, assim é essencial conhecer bem o que é efetivamente o marketing e quais as ferramentas que podemos utilizar de forma a potenciar os efeitos benéficos que o mesmo aporta. O mercado nacional Veterinário encontra-se em franca expansão com o aparecimento de novas empresas, pelo que de forma a subsistirem têm de se diferenciar das demais e utilizar todas as armas que estão ao seu alcance para que isso aconteça. Com este trabalho pretende-se fazer uma revisão sobre o que é o marketing no seu todo, como tem sido a sua evolução e mais especificamente como o mercado dos centros de atendimento médico-veterinários em Portugal trabalha os seus clientes na ótica do marketing. Para tal, foi efetuada uma caracterização do mercado nacional de centros de atendimento médico-veterinários e foi efetuada uma comparação com base nas boas práticas de empresas que utilizam o marketing como ferramenta para trabalhar os seus clientes, concluindo-se que neste momento em Portugal existe muito pouca preocupação em trabalhar o cliente de uma forma diferenciada.Marketing is an essential aspect in the structure of any organization or company that has contact with customers, so it is essential to know what marketing is really about and what tools we can use in order to enhance the beneficial effects that it brings. The national Veterinary market is in rapid expansion with the appearance of new companies, whereat in order to subsist they have to differentiate themselves from the others and use all the weapons that have within their reach to make this happen. This work intends to make a review on what is marketing as a whole, how has been its evolution and more specifically how the market of medical-veterinary centers in Portugal works its clients from a marketing perspective. To that end, a characterization of the national market of veterinary clinics was carried out and a comparison was made based on the good practices of companies that use marketing as a tool to work their clients, and it is concluded that at this moment in Portugal there is very little concern to work the client in a differentiated way.porclosedAccessMESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA VETERINÁRIAVETERINÁRIAMEDICINA VETERINÁRIAMARKETINGCENTROS DE ATENDIMENTO MÉDICO-VETERINÁRIOSVETERINARY MEDICINEMARKETINGVETERINARY PRACTICE PREMISESImpacto do marketing e do merchandising nos serviços prestados nos centros de atendimento médico veterináriosmasterThesis