Sousa, Luís de, orient.Barros, Zita Raquel Loureiro de2012-02-072012-02-072011http://hdl.handle.net/10437/1650Orientação: Luis de SousaEste estudo enquadra-se numa abordagem descritiva da problemática do envolvimento da Comunidade Educativa na escola inclusiva, tendo em conta a influência do Projecto Educativo e da Organização da Escola. Trata-se de uma reflexão contextualizada numa escola de 1º ciclo. Este estudo perspectiva-se equacionando a influência das linhas orientadoras do Projecto Educativo, na gestão da Organização da Escola, no processo de participação/envolvimento da Comunidade Educativa. Aponta no sentido de orientar o processo de participação, em função da autonomia conferida pelo Projecto Educativo e em função da liderança, dando assim visibilidade aos diversos aspectos da Organização da Escola. Conferindo à escola uma visão inclusiva, aponta-se ainda no sentido de mudança, pela via da implementação da qualidade para todos os alunos e em particular para os que têm Necessidades Educativas Especiais. A mudança só será possível se houver investimento da Comunidade Educativa na formação. A escola enquanto organização deve preparar-se para proporcionar informação e formação aos professores e demais intervenientes da Comunidade educativa, de forma a saberem gerir aspectos como a liderança e a comunicação. A metodologia utilizada foi a do inquérito por questionário e estudo de documentos. A análise dos dados levou-nos à confirmação das nossas hipóteses.This study is part of a descriptive approach to the issue of involvement of the educational community in an inclusive school, taking into account the influence of the Educational Project and the Organization of the School. We are facing here a contextualized reflection at a level of the school in the 1º cycle. This perspective is equating study the influence of the guidelines of the Education Project, the management of the Organization of the School, in the process of participation / involvement of the educational community. Points in guiding the participation process, according to the autonomy granted by the Educational Project and according to the leadership, thus giving visibility to the various aspects of the Organization of the School. In order to give the school an inclusive vision, also points towards change, through the implementation of quality for all students and particularly for those with Special Educational Needs. Nevertheless the change whill only be possible if there is an investment made by all Educational Community in continuing shooling. The school as an organization should be prepared to provide information and training to teachers and other stakeholders in education, in order to know how to manage aspects such as leadership and communication. Because this is a case study the methodology used for the investigation was questionnaires and study of documents. Data analysis led us to the confirmation of our hypotheses.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALEDUCAÇÃO INCLUSIVAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORORGANIZAÇÃO ESCOLARPROJETOS EDUCATIVOSEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONSCHOOL ORGANIZATIONEDUCATIONAL PROJECTSO envolvimento da comunidade educativa na escola inclusivamasterThesis