Gonçalves, Maria Cristina Saraiva, orient.Filipe, Marisa Daniela Branco Mónica2011-11-222011-11-222011http://hdl.handle.net/10437/1494Orientação: Maria Cristina GonçalvesA Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do sistema nervoso central que apresenta um quadro sintomático diversificado. Surge na infância e é caracterizada por elevadas dificuldades em manter a atenção, impulsividade e hiperactividade. Actualmente, tendo em conta o contexto profissional e o desafio que esta perturbação representa no quotidiano, torna-se pertinente saber ensinar estas crianças, de forma adequada, com recurso a estratégias/práticas educativas e comportamentais diversificadas, de modo a promover o seu sucesso académico. Através da presente investigação, pretendemos determinar o grau de informação dos docentes do 1° Ciclo, as dificuldades que se deparam ao leccionarem em turmas com crianças com PHDA e os métodos e estratégias utilizados. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que, face à problemática, a formação inicial e contínua dos docentes é insuficiente. Os docentes demonstram ter alguns conhecimentos sobre PHDA. No entanto, o número de psicólogos é reduzido face à necessidade de constituir equipas multidisciplinares para um acompanhamento adequado dos alunos. De uma forma geral, os professores revelam que utilizam diversas estratégias no seu dia-a-dia com estas crianças. Os dados apurados relativamente ao conhecimento e às práticas/estratégias utilizadas em crianças com PHDA revelam que, seria de todo fundamental, os docentes possuírem formação específica quer no curso de formação inicial quer na formação contínua, assim como maior conhecimento das práticas/estratégias "validadas” e aconselhadas por diferentes autores, no sentido de promover um maior sucesso no processo ensino/aprendizagem destas crianças.Hyperactivity Disorder Attention Deficit (ADHD) is a central nervous system disorder that has very diverse symptoms. It appears at childhood and is characterized by a high difficulty sustaining attention, impulsivity and hyperactivity. Taking into account the professional context and the challenge that this disruption represents in daily life, it becomes pertinent to know how to teach these children, using various strategies / educational and behavioural practices so as to promote their academic success. With this research, we intend to determine how much knowledge primary school teachers have, the difficulties faced when teaching in classes with children with ADHD and the methods and strategies used. The results obtained will allow us to address the problem, that the initial and progressive training of teachers is insufficient. Teachers demonstrate that they have some knowledge about ADHD. However, the number of psychologists are reduced due to the need to form multidisciplinary teams for proper monitoring of the students. In general, teachers indicate that they utilize various strategies in their day-to-day work with these children. The findings in this research concerning teacher’s knowledge and practices / strategies used with children with ADHD show that they need specific training either in the initial or progressive training courses, as well as greater knowledge of the practices / strategies "validated" and recommended by different authors, to promote greater success in the teaching / learning of these children.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORDISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADEPRÁTICAS PEDAGÓGICASEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDERPEDAGOGICAL PRACTICESPráticas/estratégias educativas na perturbação de hiperactividade e défice de atençãomasterThesis