Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Almeida, Clemildo Mira de2017-10-092017-10-092017http://hdl.handle.net/10437/8246Orientação: Maria Eduarda Margarido Pires ; co-orientação: Maria das Graças Andrade Ataíde de AlmeidaA Educação Ambiental se configura como um processo pensado e repensado para a sociedade, principalmente na década de 70 do século XX, na qual os profissionais da educação constroem uma noção de conteúdos assimilados pelos estudantes, bem como saber seas metodologias de ensino adotadas estão surtindo efeito na aprendizagem e para a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável. Há muito tempo, principalmente logo após a Constituição Federal de 1988 aqui no Brasil, os governos e o povo brasileiro vêm pensando em como colocar em prática metodologias eficazes para que o processo de desenvolvimento da EA seja eficientemente colocada não só na escola, mas na vida em sociedade. Ainda hoje, existem professores que acreditam e valorizam essas práticas, estimulando os seus alunos através da cultura da escola e da Interdisciplinaridade a colocar em prática ações de sustentabilidade para as atuais e para as futuras gerações. Visando a reflexão para a correção de erros e encaminhamento dos estudantes para a aquisição dos objetivos previstos. O presente estudo, pensado a partir da análise dos dados, resultado da pesquisa realizada, pode nos mostrar que essas ações transformam os alunos não só do ensino médio como os alunos do ensino fundamental e também o aluno universitário, logo analisa a concepção atual de que a cultura escolar influencia positivamente no desenvolvimento de ações modificadoras. Existem inúmeras técnicas didáticas que ajudam na reflexão e em práticas motivadoras e modificadoras da visão de que existe a natureza, a sociedade animal e a sociedade humana, sendo as mesmas dissociadas, mostrando que somos parte da natureza e não donos dela. Assim, com novas metodologias ou metodologias tradicionais eficientes, o trabalho dos professores que dialogam com a ação dos alunos, corrigindo possíveis erros e sugerindo novas maneiras para que os educandos motivados possam demonstrar todas as suas competências e habilidades.The Environmental Education is a process thought and rethought for the society, mainly in the decade of 70 of century XX, in which the education professionals construct a notion of contents assimilated by the students, as well as to know if the methodologies of teaching adopted are succeeds Learning and for sustainability and sustainable development. A long time ago, mainly after the Federal Constitution of 1988 here in Brazil, governments and the Brazilian people have been thinking about how to put into practice effective methodologies so that the development process of EE is efficiently placed not only in school but in life in society. Even today, there are teachers who believe and value these practices, stimulating their students through the school culture and Interdisciplinarity to put sustainability actions into practice for current and future generations. Aiming at the reflection for the correction of errors and routing of the students for the acquisition of the expected objectives. The present study, based on the analysis of the data, as a result of the research carried out, can show us that these actions transform not only high school students but also elementary school students, as well as the university student. School culture positively influences the development of modifying actions. There are numerous didactic techniques that help in reflection and motivating and modifying practices of the view that there is nature, animal society and human society, being the same dissociated, showing that we are part of nature and not owners of it. Thus, with new methodologies or efficient traditional methodologies, the work of teachers who dialogue with students' action, correcting possible mistakes and suggesting new ways for motivated learners to demonstrate all their skills and abilities.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAREDUCAÇÃOEDUCAÇÃO AMBIENTALMETODOLOGIAS DE ENSINOINTERDISCIPLINARIDADEDESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIASCULTURA ORGANIZACIONALBRASILESTUDOS DE CASOEDUCATIONENVIRONMENTAL EDUCATIONTEACHING METHODOLOGIESINTERDISCIPLINARITYSKILLS DEVELOPMENTORGANIZATIONAL CULTUREBRAZILCASE STUDIESESCOLASSCHOOLSCultura escolar : práticas de interdisciplinaridade na educação ambiental no ensino médiomasterThesis201736195