Salinas Muñoz, María EugeniaRodríguez Gómez, María del PilarPortela Falgueras, Rolando2020Salinas Muñoz , M E , Rodríguez Gómez , M D P & Portela Falgueras , R 2020 , ' La pertinencia social : una dimensión esencial en un currículo crítico de formación inicial docente : UNAE – Ecuador ' , Revista Lusófona de Educação . https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle50.061646-401XRevista Lusófona de EducaçãoO texto coloca a reflexão da pertinência social a partir de um currículo critico na formação inicial docente-FID- Equador, reconhecendo o contexto e as suas problemáticas como fontes e a práxis como horizonte de sentido. Enfatiza na pertinência como critério chave enquanto fundamenta a responsabilidade institucional tanto profissional como social. Contextualiza a dinâmica de seguimento e avaliação curricular de la FID na UNAE, e, apresenta uma análise das carreiras de graduação: Educação básica EB e Educação Intercultural Bilíngue EIB. O objetivo: inquirir os níveis de pertinência social do currículo de FID. A metodologia qualitativa recolhe informação através de grupos focais constituídos por dirigentes, docentes e estudantes de ambas carreiras; através da aplicação de um instrumento, elaborado desde o projeto To INN, que comtempla cinco (5) dimensões de análise da pertinência: 1. Institucional e política; 2. Social e cidadania; 3. Laboral e de conexão com o mundo do trabalho; 4. Pedagógica e didática; e, 5. Pesquisa e construção do conhecimento, a conclusão é que, em ambas carreiras a debilidade mais relevante encontra-se na relação com o mundo do trabalho; a dimensão social e de cidadania apresenta mais características de pertinência para o caso de EB; enquanto que em EIB os resultados são mais equitativos nas quatro (4) dimensões. Palavras-chave: pertinência social; currículo crítico; formação inicial docenteThe text presents the reflection of social relevance from a critical curriculum in initial educational formation - IEF-in Ecuador. It recognizes the context and its problems as sources and praxis as sense horizon. It emphasizes in the relevance as a key criterion as it bases itself in social and professional the institutional responsibility. It contextualizes the dynamics and follow up of curricular evaluation of the IEF in UNAE. It presents an analysis of the degree programs: Basic Education - BE -. and Intercultural Bilingual Education -IBE -. Objective: to investigate the levels of social relevance of the curriculum of IEF. A qualitative methodology searches information through focal group discussions (FGD). Educational authorities and students of both majors constituted these FGs. An instrument, elaborated out of the project To INN was applied. It contemplates five (5) dimensions of analysis of the relevance: 1. Institutional and Political; 2. Social and Citizenship; 3. Professional and Connection with the work world; 4. Pedagogic and Didactic; and, 5. Investigation and Construction of the knowledge. The conclusion is that in both majors the most outstanding weakness lies on the relationship with the work world; the social dimension and of citizenship presents more relevance features for the case of BE; while in IBE the findings are more equitable in the four (4) dimensions. Key words: social relevance; critical curriculum; initial educational formationapplication/pdfspaopenAccessEDUCAÇÃOFORMAÇÃO DE PROFESSORESENSINO SUPERIORCURRÍCULOS UNIVERSITÁRIOSEDUCATIONTEACHERS EDUCATIONHIGHER EDUCATIONACADEMIC CURRICULALa pertinencia social : una dimensión esencial en un currículo crítico de formación inicial docente : UNAE – Ecuadorarticlehttps://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle50.06https://www.scopus.com/record/display.uri?eid=2-s2.0-85104292013&origin=inward