Rosa, Vítor Alberto ValadasMaia, João SampaioMascarenhas, DanielaTeodoro, António2020Rosa , V A V , Maia , J S , Mascarenhas , D & Teodoro , A 2020 , ' PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativa ' , Revista Portuguesa de Educação . https://doi.org/10.21814/rpe.183802183-0452Revista Portuguesa de EducaçãoNeste artigo apresentamos uma análise comparativa entre três questionários internacionais: o PISA, conduzido pela OCDE, e o TIMSS e o PIRLS, realizados pela IEA, tendo em conta os seus objetivos gerais e correlações entre os respetivos dados referentes a Portugal (por regiões da NUTS III). A revisão bibliográfica e documental mostrou como os resultados podem ser reformulados ou reinterpretados pelos diferentes atores sociais e que são vistos pelos decisores políticos e pelas organizações como uma ferramenta de comparação dos sistemas escolares, reveladora de pontos fortes e pontos fracos. A análise dos resultados gerais evidencia que Portugal tem vindo a melhorar os seus resultados no PISA, nos três domínios avaliados (leitura, matemática e ciências), que melhorou no TIMSS em matemática e piorou em leitura no PIRLS. A análise comparativa por regiões revelou que existe uma diferenciação dos resultados por regiões e que, enquanto o fator domínio não se apresenta como relevante, o fator objeto de avaliação em cada estudo parece determinante para os resultados dos questionários. Revelou, ainda, que há uma relação direta entre o PIB/habitante e os resultados dos questionários nas regiões com valores extremos de PIB/habitante, mas que essa relação não existe para a generalidade das regiões.application/pdfporopenAccessTIMSS (TRENDS IN INTERNATIONAL MATHEMATICS AND SCIENCE STUDYPIRLS (PROGRESS IN INTERNATIONAL READING LITERACY STUDY)EDUCAÇÃOPORTUGALLEITURAINVESTIGAÇÃO EDUCACIONALAVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃOQUESTIONÁRIOSPISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS)TIMSSPIRLSOCDEEDUCATIONREADINGEDUCATIONAL RESEARCHEDUCATIONAL ASSESSMENTQUESTIONNAIRESPISA (PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT)PISAPISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativaarticlehttps://doi.org/10.21814/rpe.18380