Gardou, Charles2017Gardou , C 2017 , ' O tempo dos saberes ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoFace à questão da deficiência, as qualidades humanas e os princípios generosos substituem o equipamento intelectual. A racionalidade, os conhecimentos derivados das diversas especialidades científicas têm lugar aqui. Em que medida esta realidade humana é ciência? Se é verdade que o saber, em si mesmo, não protege contra todos os obscurantismos, a sua marcha lenta e laboriosa conduz a um “desobscurecimento”, a uma maior vigilância crítica. Qual é então o desafio do «Século das Luzes sobre a deficiência?». É de pensar definitivamente o impensado que constitui ainda a deficiência e de desenvolver uma reflexão original, tendo como princípio a recusa de reduzir os problemas que lhe estão ligados a uma classe de questões específicas. Não é nada mais que colocar esta problemática no campo da compreensão esclarecida.Considering the issue of deficiency, human qualities and generous principles replace the intellectual equipment. Rationality and the knowledge derived from various scientific specialties have their place here. To what extent this human reality is science? If it is true that knowledge, in itself, does not protect against all obscurantism, its idle and industrious way leads to a “desobscurantism”, the greater critical vigilance. What is then the challenge of the “Age of Enlightenment on deficiency”? It is definitely the moment to think the unthinkable, which still is the deficiency and to develop an original reflection, refusing, as a principle, to reduce the problems that you are connected to a group of specific issues. It is nothing else then to put this issue in the field of enlightened understanding.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALINVESTIGAÇÃO EDUCACIONALEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONEDUCATIONAL RESEARCHO tempo dos saberesarticle