Oliveira, João Pedro, orient.Monteiro, Ana Catarina Gonçalves Barroca 2016-09-262016-09-262013http://hdl.handle.net/10437/7291Orientação: João Pedro OliveiraCom a globalização a abrir portas a maiores fluxos migratórios, aumentou a heterogeneidade dos alunos, levando a uma transformação sociocultural nas escolas. “Não é fácil educar. É mais fácil deixar andar, é mais fácil ignorar”, este é o mote para a mudança, a mudança de escolas e comunidades. É necessário mudar, mudar mentalidades, atitudes e comportamentos, mas principalmente a escola. A criação deste programa prende-se com a necessidade de intervenção precoce ao nível da violência e bullying nas escolas. O problema observado e que levou à necessidade de criação deste programa é que ao transitarem para o 4º ano de escolaridade, os alunos mudam também de estabelecimento de ensino. Sendo agora os alunos mais velhos do 1º ciclo, surge a “necessidade” de se afirmarem como tal, reclamando o domínio sobre o recreio. Ao inserir o 4º ano no mesmo estabelecimento que o 2º e 3º ciclo bem como os Cursos de Educação e Formação de Jovens, alterando assim os padrões de referência, os confrontos físicos e emocionais são inevitáveis aumentando a violência entre os alunos. Este programa propõe acompanhar os alunos no 4º ano de escolaridade de forma a fornecer-lhes ferramentas que auxiliem as suas escolhas e tomadas de decisão, face a situações que, geralmente, despoletam a violência e o bullying.With globalization opening doors to greater migration, heterogeneity of students increased, leading to sociocultural transformation in schools. "It's not easy to educate. It is easier letting go, it is easier to ignore”, this is the motto for the change, the change in schools and communities. It is necessary to change, to change mindsets, attitudes and behaviors, but especially the school. The creation of this program relates to the need of early level of violence and bullying in schools intervention. The problem observed and led to the need for creation of this program is that when transitioning to 4th grade, students also change their educational establishment. Being older students of 1st cycle, comes the "need" to assert themselves as such, claiming dominion over the playground. By entering the 4th year in the same establishment as the 2nd and 3rd cycle as well as the Education and Training Courses Youth, thus changing the benchmarks, the physical and emotional confrontations are inevitable increasing violence among students. This program proposes to monitor students in the 4th grade in order to provide them with tools to assist their choices and decision making in the face of situations that usually trigger violence and bullying.application/pdfporclosedAccessMESTRADO EM PSICOLOGIA FORENSE E EXCLUSÃO SOCIALPSICOLOGIABULLYINGVIOLÊNCIA JUVENILPREVENÇÃOPSYCHOLOGYBULLYINGYOUTH VIOLENCEPREVENTION"Programa Tractor": programa de prevenção em transgressionalidades juvenismasterThesis201228670