Silva, Maria Odete Emygdio da2009Silva , M O E D 2009 , ' Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas ' , Edições Universitárias Lusófonas .1646-401XEdições Universitárias LusófonasO caminho da exclusão à inclusão das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais está relacionado com as características económicas, sociais e culturais de cada época, as quais são determinantes para o modo como se perspectiva a diferença. Exclusão, segregação, integração e, nos tempos actuais, inclusão, marcam um percurso, ao qual estão subjacentes concepções e práticas, relativamente às quais, no caso da inclusão, entendida como educação inclusiva, a formação de professores é um dos factores fundamentais à sua implementação.The way from exclusion to inclusion of children and youngsters with special education needs is related to the economic, social and cultural traits of each epoch, which are determinant as to how one puts difference in perspective. Exclusion, segregation, integration and, nowadays, inclusion have their paths made up according to underlying concepts and practices – which, in the case of inclusion, in the sense of inclusive education, point out to teachers’ training in service as one of its main implementation tools.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSÃO ESCOLARNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSCHOOL INCLUSIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSDG 10 - Reduced InequalitiesDa exclusão à Inclusão : concepções e práticasarticlehttps://www.scopus.com/record/display.uri?eid=2-s2.0-77950758104&origin=inward