Richardson, Roberto Jarry, orient.Souza, Maria de Fátima Morais de2016-10-102016-10-102016http://hdl.handle.net/10437/7338Orientação: Roberto Jarry Richardson ; co-orientação: Dulce Maria FrancoEste trabalho consiste numa revisão do acesso às novas tecnologias com auxílio da Internet, para melhoria do processo educacional, analisando duas escolas, pública e privada, na cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, nos respaldamos nas teorias de Freire (1997), Moran (2001), Tarja (2002), Demo (2009), e outros visando compreender a reação entre sociedade, educação e tecnologia. Diante desse contexto, o objetivo é verificar se existem efetivamente contribuições da Internet para a aprendizagem e como esta vem sendo oferecida no âmbito da rede pública e privada. A metodologia foi quantitativa, utilizando o método comparativo e de observação sistemática, através da aplicação de questionários para alunos do 8º ano do ensino fundamental e professores. Os resultados dessa análise apontam que existe uma diferença significativa entre as escolas, quanto ao uso da Internet, as condições socioeconômicas dos alunos e o acesso as TIC, o que resulta em aspetos distintos quanto a aprendizagem por meio da Internet, pois a oferta dessa ferramenta e das demais tecnologias na escola e no ambiente doméstico são extremamente desiguais. A pesquisa constatou que a contribuição da Internet no processo ensino aprendizagem se confirma na escola privada onde todas as condições e instrumentos são disponibilizados para o aluno e o professor, no entanto, na escola pública a carência dos recursos e a presença esporádica da Internet não possibilita o uso da mesma como mecanismo de aprendizagem.This Dissertation consists on a review to the new technologies access, with the Internet’s for the educational process improvement, analyzing one public and one private school in the city of Campina Grande-PB. For this purpose we support us in Freire's theories (1997), Moran (2001), Tarja (2002) Demo (2009), and others seeking to understand the relation between society, education and technology. With this setting in mind, the objective is to verify whether there are, effectively, direct contributions from the Internet usage to the learning process and how it is being offered at the public and private learning system. The methodology is quantitative, using the comparative and systematic observation method, by submitting questionnaires to 8th graders and high school teachers. The obtained results indicate a significant difference between schools regarding the use of the Internet, the socioeconomic conditions of the students and ICTs access, which results in different outcomes as learning through the Internet, since the contact with this tool and other technologies at a school differ extremely from the contact at an home environment. The survey confirms that there is a direct contribution from the Internet in the teaching learning process at the private school, where all the conditions and instruments are available to students and teachers, however, the lack of resources and the sporadic presence of the Internet, at the public school, does not allow the usage of this tool as a learning mechanism.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOAPRENDIZAGEMINTERNETTECNOLOGIAS DIGITAISTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOESCOLASBRASILEDUCATIONLEARNINGINTERNETDIGITAL TECHNOLOGIESINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESSCHOOLSBRAZILA utilização da internet como ferramenta de contribuição para aprendizagem na escola pública e privada em Campina Grande-PBmasterThesis201329506