Pol, Milan2006Pol, M 2006, 'O Processo de Bolonha e o Sistema Educativo da República Checa', Revista Lusófona de Educação, vol. 7, no. 7, pp. 59-70.1646-401XO sistema educativo checo tem passado, ao longo dos últimos anos, por diversos esforços de transformação, relativamente intensivos, que reflectem os processos internacionais de transformação educativa no ensino superior. Esta transformação tem como estímulo mais importante o chamado processo de Bolonha. Sem qualquer dúvida que o processo de Bolonha tem sido, e continuará a ser, um significativo estímulo para definir a direcção e o carácter desta transformação, em todas as principais áreas operativas das instituições do ensino superior checo.The Czech system of education has been through several years of relatively intensive transformation efforts reflecting the international processes of transformation of higher education the Czech Republic joined. The most important external stimulus directing the transformation process is the socalled Bologna process. The Bologna process undoubtedly has been and will continue to be a significant stimulus defining the direction and character of this transformation, in virtually all main areas of operation of higher education institutions.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORPROCESSO DE BOLONHASISTEMAS EDUCATIVOSFORMAÇÃO DE PROFESSORESGRAUS ACADÉMICOSACADEMIC DEGREESEDUCATIONHIGHER EDUCATIONBOLOGNA PROCESSEDUCATIONAL SYSTEMSTEACHERS EDUCATIONO Processo de Bolonha e o Sistema Educativo da República ChecaThe Bologna process and the Czech system of educationarticle