Simões, Anabela, orient.Virtuoso, Maria Manuela Vicente2020-12-152020-12-152020http://hdl.handle.net/10437/11560Orientação: Anabela dos Santos Aleixo SimõesO presente trabalho centra-se no estudo das condições técnicas e organizacionais em que se realizam as operações de manutenção de aeronaves na aviação civil, em Portugal continental, bem como nos efeitos dessas condições sobre as capacidades funcionais e sobre o desempenho dos técnicos de manutenção. Serão analisados os vários tipos de fadiga, como eles se instalam, os constrangimentos introduzidos pelo trabalho noturno, quais os erros mais comuns que daí resultam e quais os fatores que mais condicionam o desempenho dos técnicos nestes ambientes, que são caracterizadamente complexos. A partir desse estudo base, pretende-se determinar qual o contributo da fadiga (física e mental) e da organização do trabalho para a ocorrência de erros e quais os riscos daí decorrentes no que se refere às condições de segurança dos próprios trabalhadores da manutenção e, indiretamente, dos passageiros das aeronaves. São também abordados os aspetos relacionados com formação e treino e a sua importância e impacto na indução de stress nos técnicos de manutenção de aeronaves. Por último, será ainda analisado em que medida a vulnerabilidade relativamente à fadiga e ao stress apresenta diferenças significativas em função: (1) da antiguidade: afetam mais as pessoas com maior antiguidade e menos as pessoas com menor antiguidade? (2) da idade: afetam mais as pessoas mais velhas do que as mais novas? De modo a responder às questões de investigação e procurar a existência de sintomas de fadiga entre os Técnicos de Manutenção de Aeronaves (TMA), foi disponibilizado, via Internet, um questionário individual e anónimo, quer relativamente a cada sujeito, quer relativamente à empresa onde o TMA trabalha. Foram abordadas 15 empresas que prestam serviços de manutenção a aeronaves em Portugal continental. O questionário teve 55 respostas, que foram a base do trabalho apresentado.This paper focuses on the study of the technical and organizational conditions under which aircraft maintenance operations are carried out in civil aviation in mainland Portugal, as well as the effects of these conditions on the functional capabilities and performance of maintenance technicians. The various types of fatigue will be analyzed, how they settle, the constraints introduced by night work, what are the most common errors that result and which factors most affect the performance of technicians in these environments, which are characteristically complex. From this study, it is intended to determine the contribution of fatigue (physical and mental) and work organization to the occurrence of errors and the resulting risks regarding safety conditions of the maintenance workers themselves and, indirectly, of aircraft passengers. The training aspects and it importance and impact on stress induction in aircraft maintenance technicians are also addressed. Finally, it will also be analyzed to what extent vulnerability to fatigue and stress presents significant differences as a function of: (1) Seniority in the job: how it affects technicians? (2) Age: how it affects technicians? In order to answer the research questions and look for the existence of fatigue symptoms among Aircraft Maintenance Technicians (AMT), an individual and anonymous questionnaire was made available via the Internet, both for each subject and for the company where the AMT works. 15 companies that provide aircraft maintenance services in mainland Portugal were approached. The questionnaire had 55 responses, which were the basis of the work presented.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM GESTÃO AERONÁUTICATRANSPORTES AÉREOSAERONÁUTICAAVIAÇÃO CIVILERRO HUMANOMANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOSSEGURANÇAAIR TRANSPORTAERONAUTICSCIVIL AVIATIONHUMAN ERRORFATIGUESTRESSEQUIPMENT MAINTENANCESECURITYA fadiga no contexto das operações de manutenção de aeronaves (um estudo envolvendo empresas de manutenção em Portugal continental)masterThesis202539580