Teodoro, António, orient.Campos, Ana Rita Sulz de Almeida2013-11-132013-11-132011http://hdl.handle.net/10437/4132Orientação : António Teodoro ; co-orientação: Luiz Vidal GomesEsta Tese trata do Desenho Técnico na formação do trabalhador a partir de um estudo comparado entre Portugal e Brasil, na indústria de automóveis. Observam-se, introdutoriamente, aspectos referentes à trajetória do Desenho de linguagem técnica no percurso do Ensino Industrial e na atual estrutura educativa luso-brasileira, enquanto disciplina escolar. Na segunda parte descreve-se o histórico da indústria de automóveis e a reconfiguração automotiva mundial, através da qual analisam-se as justificativas para este fenômeno, especialmente em Portugal e no Brasil, fundamentadas nas implicações da organização da economia mundial. Estabelece a relação entre a evolução da Divisão Internacional do Trabalho e do Desenho Técnico enquanto linguagem da indústria. Na terceira e última parte são apresentados e analisados os dados relativos à pesquisa empírica, pautada no Método da Triangulação dos dados, e apresenta-se a comparação entre os dois sistemas educativos, no que respeita a presença e frequência do Desenho Técnico na organização curricular do Curso Técnico de Mecatrônica, utilizado como elemento de comparação e sua relação com a oferta formativa para a indústria de automóveis nas duas localidades em que estão instaladas as indústrias pesquisadas, Palmela em Portugal e Camaçari no Brasil, e verifica-se a importância atribuída a este conhecimento no desenvolvimento da atividade produtiva, através do percurso educativo e formativo dos sujeitos, os trabalhadores das indústrias pesquisadas. Os resultados auferidos apontam para a confirmação de que o lugar que o Desenho Técnico ocupa na Educação do Brasil e de Portugal está subordinado ao lugar que estes países ocupam na geografia do Sistema-Mundo.This thesis addresses the Technical Drawing in the professional training based in a comparative study between Portugal and Brazil, in the automotive industry. First it analyzes the aspects concerning the trajectory of the Drawing as a technical language in the path of the Industrial Education, and in the current educational structure Luso-Brazilian, as a school subject. The second part describes the history of the automotive industry and its reshape worldwide, through which it’s investigated what could have justified this phenomenon, especially in Portugal and Brazil, based on the impacts of the organization in the world economy. It establishes a relationship between the evolution of the International Division of Labour and the Technical Drawing as a language of the industry. In the third and last part, it presents and analyzes the data of an empirical research, based on the triangulation of data collection, and makes a comparison between the two education systems, regarding the presence and frequency of Technical Drawing in the curriculum structure of the Mechatronics degree, used as a point of comparison; and it´s relation with the training offer for the automobile industry in the two cities where are installed the surveyed industries, Palmela in Portugal and Camaçari in Brazil, and it is clear the importance attributed to this knowledge to develop the productive activity, through the educational and training process of individuals, the workers in the industries surveyed. The results indicate that the place the Technical Drawing occupies in the Education structure in Brazil and in Portugal is directly related to the position these countries occupy in the World-System geography.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCATIONDESENHO TÉCNICOTECHNICAL DRAWINGINDÚSTRIA AUTOMÓVELAUTOMOTIVE INDUSTRYFORMAÇÃO PROFISSIONALVOCATIONAL TRAININGDOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃOPORTUGALPORTUGALBRASILBRAZILDesenho Técnico e Formação de Trabalhadores da Indústria Automóvel : um estudo comparado entre Portugal e BrasildoctoralThesis101282311