Oliveira, Raquel Maria Nunes Rodrigues de2024-12-092024-12-092023http://hdl.handle.net/10437/14826O presente trabalho tem por objetivo, investigar o atual papel das mulheres na igreja Evangélica em Portugal, e a forma como ela foi e continua a ser tratada historicamente, bem como a importância de inseri-la como sujeito da observação. A pesquisa não só observa o papel atual da mulher na igreja evangélica em Portugal, mas também, visa promover um debate mais interno na observação e prática real, pois muito do que é aparente não corresponde à vivência das intituladas ‘liberdades’ e ‘direitos’ conquistados. Para tal, procurou-se responder a três questões cruciais. 1. Em que ministérios pode a mulher ser envolvida. 2. Que papéis podem as mulheres assumir na família e na sociedade. 3. Quais, se há algumas, as posições de autoridade que as mulheres podem desempenhar na igreja. A hipótese apresentada é que a despeito do impacto social do feminismo nas últimas décadas que provocou um aumento da presença feminina no espaço público a igreja manteve a mulher aquém das posições de liderança e autoridade governativa fora dos padrões assumidos pelo caráter de liderança no período do Novo Testamento. O papel do homem, na igreja, ainda continua a prevalecer e a impor-se com um tom de dominância patriarcal, apesar de alguns avanços. Utilizam-se textos, pesquisas e análises que procuram evidenciar a trajetória e função da mulher em diferentes tempos, particularmente, na igreja evangélica, descrevendo o seu papel principal, o trabalho e as transformações que são necessárias para que a igreja comece a tratar a mulher sob um novo olhar. Faz-se também uma pequena referência ao pensamento de alguns estudiosos sobre o papel da mulher, a sua influência, e a sua importância, na busca pela tão almejada igualdade. Apresenta ainda, reflexões sobre o papel da mulher em diversos períodos e segmentos da igreja. Como estudo de caso, examinou-se a II igreja Batista do Barreiro e da igreja de O Renovo através de inquéritos aos pastores principais das igrejas, que esclarecem as suas posições a respeito do papel atual da mulher na igreja. Os resultados são interessantes pois, se de um lado observamos um manter a mulher num condicionamento tradicional com a continuidade da masculinização, sempre sustentado por uma exegese bíblica condicionada e até faltosa, pelo outro lado existe uma liberalização, mas que na prática não se traduz numa totalidade. Há evidências bíblicas e históricas de que, não só a igreja primitiva de Atos dos Apóstolos, como também as posteriores comunidades cristãs, não só sofreram a influência feminina como estiveram a cargo de mulheres. Priscila, Lídia, Febe ou Junia são alguns exemplos de mulheres, dentre outras, que estiveram ‘na frente’. Elas não estiveram retidas no diaconato, diakonos1, feminino (que alguns líderes advogam como um grande avanço na liberdade da mulher na igreja) mas exerceram papéis de liderança, pregação, governo e expansão, sendo uma delas a muito discutida Junia, Iounian, (que todas as traduções mais antigas consideram apenas como feminina), tendo exercido o apostolado cujo ofício não era restrito aos Doze iniciais, como não o foi o apóstolo Paulo. Na atualidade, embora haja uma pretensiosa preocupação no discurso oficial da Igreja, no que respeita à dignificação da mulher em geral, no contexto dos valores cristãos, o problema reside na prática. Ao observar-se, a forma como esses valores têm sido aplicados há uma falta de maior empenho em fazer com que a mulher aceda a instâncias tanto de gestão como de governação. Nestes espaços a presença feminina é restrita senão ausente. A liderança feminina… está ligada a um homem – ser pensante, racional – para direcionar a mulher – dotada de sentimentalismo e emoções – à liderança. As linhas sugerem um princípio de divisão entre masculino – ativo – e feminino – passivo – e, por conseguinte, uma hierarquia fundamentada na divisão de género (Neto, 2016:101). A mulher é mantida no ‘seu lugar’ tradicional e retida no que não deveria de ser. Observa-se a continuidade da masculinização, que é defendida por muitos, acerrimamente, sustentando essa posição com passagens bíblicas fora de contexto e numa exegese bíblica totalmente distorcida, como no caso de 1 Timóteo 2:122 ou 1 Coríntios 14:33-353, advogando que a Bíblia realmente proíbe papéis de liderança e, logo, governo na igreja. Palavras chave: História. Igreja Evangélica. Papel atual das mulheresThe present work aims to investigate the current role of women in the Evangelical Church in Portugal, and the way she has been and continues to be treated historically, as well as the importance of inserting her as an observation theme. The objective of this dissertation will be not only to observe the current role of women in the evangelical church in Portugal, but also to promote a more internal debate in observation and real practice, because much of what is apparent does not correspond to the experience of the so-called 'freedoms' and 'rights' conquered. We should not try to escape confronting and debating the three crucial issues. 1. In what ministries can the women be involved. 2. What roles can women play in the family and in society. 3. What, if any, are the positions of authority that women can play in the church. Despite the social impact of feminism in recent decades that has led to an increase in the female presence in the public space, the church has kept women short of positions of leadership and governing authority outside the standards assumed by the leadership character in the New Testament period. Man's role in the church still continues to prevail and impose itself with a tone of patriarchal dominance, despite some advances. In this same work we use texts research and analyses that seek to highlight her trajectory and function at different times, particularly in the evangelical church, describing her main role, the work and the transformations that are necessary for the church to begin to treat women under a new look. It also makes a small reference to the thinking of some scholars about the role of women, their influence, and their importance in the search for the long-looked for equality. It also presents reflections on the role of women in various periods and segments of the church. This dissertation will be limited to examining the case of the Second Baptist Church of Barreiro and the church of O Renovo. To this end, surveys were carried out on the principal pastors of the appropriate churches, which clarify their positions on the current role of women in the church. The results are interesting because, if on the one hand we observe the keeping women in a traditional conditioning with the continuity of masculinization, always sustained by a conditioned and even lacking a proper biblical exegesis, on the other hand there is a liberalization but that in practice does not translate into a totality. There are biblical and historical evidence that not only the early church of Acts of the Apostles, but also subsequent Christian communities, not only suffered female influence but were in charge of women. Priscilla, Lydia, Febe or Junia are some examples of women, among others, who were in the 'frontline'. They were not retained in the feminine diaconate, diakonos4, (which some leaders advocate as a great advance in the freedom of women in the church) but they played roles of leadership, preaching, government and expansion, one of them being the much-discussed Junia, Iounian, (which all the oldest translations consider only as feminine), having exercised the apostolate whose office was not restricted to the initial Twelve, likewise the apostle Paul was not. Today, although there is a pretentious concern in the church's official discourse, with regard to the dignification of women in general, in the context of Christian values, the problem lies in practice. In the light of the view, the way in which these values have been applied, there is a lack of greater commitment to make women access both management and governance bodies. In these spaces, the female presence is restricted if not absent. Female leadership... it is linked to a man – to be thoughtful, rational – to direct the woman – endorsed with sentimentality and emotions – to leadership. The lines suggest a principle of division between male – active – and female – passive – and, therefore, a hierarchy based on gender division (Neto, 2016:101). Women are kept in ‘their’ traditional place and retained in what should not be. One observes the continuity of masculinization, which is defended by many, fiercely, sustaining this position with biblical passages out of context and in a totally distorted biblical exegesis, as in the case of 1 Timothy 2:125 or 1 Corinthians 14:33-356, advocating that the Bible actually forbids leadership roles and, therefore, government in the church. Keywords: History. Evangelical Church. Current role of womenapplication/pdfporopenAccessRELIGIONCHURCH HISTORYWOMENPORTUGALMESTRADO EM CIÊNCIA DAS RELIGIÕESRELIGIÃOHISTÓRIA DA IGREJAMULHERESPORTUGALMestrado em Ciência das ReligiõesO atual papel da mulher na Igreja Evangélica em Portugal : o caso da II igreja Batista do Barreiro e da igreja O RenovomasterThesis203612884